A foto de aviões que circula como se fosse na Escócia durante a COP26 retrata pista nos EUA
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 8 de novembro de 2021 às 20:49
- Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 15:11
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“COP26 quer te proibir de gastar gasolina, quer tornar sua eletricidade mais cara, quer te controlar de todas as formas para evitar ‘mudanças climáticas’. Mas só você se ferra. Abaixo os jatinhos particulares dos líderes políticos socialistas mundiais usados para ir na COP26”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter e no Facebook (1, 2).
Afirmação semelhante circulou também em inglês (1, 2), espanhol (1, 2) e catalão.
De 31 de outubro até 12 de novembro de 2021, lideranças mundiais do setor público e privado se reúnem em Glasgow, na Escócia, para discutir as mudanças e outras questões climáticas no âmbito da COP26.
Super Bowl 2013
Por meio de uma busca reversa da fotografia, realizada na ferramenta Bing, foi encontrada uma publicação de 2014 no Reddit com o título “Estacionamento do Super Bowl no ano passado”. O Super Bowl é o jogo final que define o campeão da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos (NFL).
A partir de uma nova pesquisa da imagem no buscador Yandex, chegou-se a uma notícia publicada em fevereiro de 2013 no site AINonline. No site, a imagem é acompanhada de uma legenda, na qual se lê: “Quase 700 jatos executivos voaram para o Aeroporto Lakefront de Nova Orleans, para o maior evento esportivo do ano”. O veículo atribui a imagem a David G. Spielman.
Uma busca pelas palavras-chave “Lakefront Airport Superbowl” trouxe como resultado um vídeo publicado em março de 2013, no qual é possível identificar semelhanças com a imagem viralizada:
Procurado pelo Checamos por meio de seu site, Spielman confirmou ser o autor da fotografia: “É minha a imagem, foi registrada em filme fotográfico [...]. É minha imagem protegida por direitos autorais”.
Críticas aos líderes na COP26
Embora a foto tenha viralizado fora de contexto, há críticas semelhantes às dos posts virais sendo feitas também por parte da imprensa a líderes que compareceram à conferência em jatos e aviões privados, como o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (1, 2); o presidente da França, Emmanuel Macron (1); e o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett (1).
Outros líderes, como o presidente norte-americano Joe Biden, que levou consigo uma comitiva composta por mais de 20 veículos, também enfrentaram questionamentos.
Veículos de imprensa estimam que mais de uma centena de jatos privados tenham sido utilizados por lideranças e delegações para chegar à COP26. Alguns falam em mais de 400 (1, 2), enquanto estimativas mais moderadas ficam na casa dos cem (1, 2).
“O FlightRadar24, que rastreia voos, analisou o número de voos não comerciais para os aeroportos de Glasgow, Prestwick e Edimburgo desde 27 de outubro, excluindo viagens de carga, regulares ou locais. Ele descobriu que havia cerca de 182 desses voos, o que é cerca do dobro do total dos seis dias anteriores. Isso exclui alguns voos fretados nacionais, como o avião do presidente Biden, o Força Aérea Um”, publicou a BBC News em seu site.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou no último 4 de novembro os governantes que desembarcaram na Escócia em aviões particulares para a conferência: "Já chega de hipocrisia e de modismos, o que deve ser feito é combater a desigualdade monstruosa que existe no mundo [...], aumentam a produção de petróleo ao mesmo tempo em que realizam essas reuniões de cúpula para proteger o meio ambiente".
"Se buscamos proteger o meio ambiente, o que deve ser feito é tomar decisões, agir, não é discurso", completou o mandatário mexicano.
9 de novembro de 2021 Retira no lead a menção ao fotógrafo, que apenas confirmou à AFP a autoria da imagem.