Um vídeo de Bolsonaro em Aparecida em 2019 é compartilhado como se fosse de 2021 na Itália

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Uma gravação do presidente Jair Bolsonaro sendo carregado por vários homens enquanto é ovacionado por uma multidão foi compartilhada mais de 14 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 31 de outubro com a alegação de que se tratava da sua recepção na Itália ao chegar para a reunião do G20. Mas isso é falso: o vídeo data, na verdade, de outubro de 2019, quando o mandatário visitou a Basílica de Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.

“Queira ou não e um Genio Mundial único Líder na Itália a Arrastar Multidão”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), cujo vídeo foi visualizado mais de 44 mil vezes em um dia.

Junto com a sequência há o seguinte texto: “QUE RECEPÇÃO MARAVILHOSA. Que ser humano maravilhoso é nosso presidente. Gente boa, humilde, carismático, honesto, solidário, patriota, sorriso fácil etc…..’ BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”.

Captura de tela feita em 1º de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Mas esse vídeo não tem qualquer relação com a ida de Jair Bolsonaro à Itália em outubro de 2021 para a cúpula do G20, que reuniu os líderes das principais potências mundiais em Roma e abordou temas como as mudanças climáticas, a pandemia de covid-19 e a criação de um imposto corporativo global .

Uma análise do conteúdo permite observar alguns elementos que indicam que o vídeo não é atual e nem teria sido gravado na Itália. As pessoas que ovacionam o presidente não estão usando máscara ⎼ cuja forma de proteção se tornou comum durante a pandemia de covid-19 ⎼, uma placa está escrita em português, “Atenção, motoristas! Passagem de pedestres”, e se veem os tradicionais arcos no exterior da Basílica de Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.

No final do vídeo ainda há o crédito ao site Poder360 e a frase: “Bolsonaro chega na missa de Nossa Senhora Aparecida. 12.out.2019”.

Uma busca no YouTube pelas palavras-chave “Bolsonaro + Aparecida + Poder360” levou ao mesmo vídeo viralizado nas redes, mas publicado em outubro de 2019.

Uma comparação entre o vídeo publicado no canal do Poder360 e a sequência viralizada nas redes como se tivesse sido registrada na Itália permite observar os mesmo elementos:

Comparação feita em 1º de novembro de 2021 entre o vídeo viralizado (E) e a gravação original do Poder360 de 2019 ( . / )

Neste 1º de novembro, em meio a sua viagem à Itália, o presidente Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, de onde, contou o presidente, “saíram” os seus avós. A sua chegada à cidade, no entanto, mobilizou quase 200 pessoas para protestar contra a concessão do título. 

Diferentemente do que era visto no vídeo viralizado em Aparecida, que mostrava um dia ensolarado, durante o evento na cidade de Anguillara Veneta havia chuva e tempo fechado.

O presidente Jair Bolsonaro em sua chegada a Anguillara Veneta, na Itália, em 1º de novembro de 2021 ( AFP / Piero Cruciatti)