Um vídeo de Bolsonaro em Aparecida em 2019 é compartilhado como se fosse de 2021 na Itália
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de novembro de 2021 às 20:11
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Queira ou não e um Genio Mundial único Líder na Itália a Arrastar Multidão”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), cujo vídeo foi visualizado mais de 44 mil vezes em um dia.
Junto com a sequência há o seguinte texto: “QUE RECEPÇÃO MARAVILHOSA. Que ser humano maravilhoso é nosso presidente. Gente boa, humilde, carismático, honesto, solidário, patriota, sorriso fácil etc…..’ BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”.
Mas esse vídeo não tem qualquer relação com a ida de Jair Bolsonaro à Itália em outubro de 2021 para a cúpula do G20, que reuniu os líderes das principais potências mundiais em Roma e abordou temas como as mudanças climáticas, a pandemia de covid-19 e a criação de um imposto corporativo global .
Uma análise do conteúdo permite observar alguns elementos que indicam que o vídeo não é atual e nem teria sido gravado na Itália. As pessoas que ovacionam o presidente não estão usando máscara ⎼ cuja forma de proteção se tornou comum durante a pandemia de covid-19 ⎼, uma placa está escrita em português, “Atenção, motoristas! Passagem de pedestres”, e se veem os tradicionais arcos no exterior da Basílica de Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo.
No final do vídeo ainda há o crédito ao site Poder360 e a frase: “Bolsonaro chega na missa de Nossa Senhora Aparecida. 12.out.2019”.
Uma busca no YouTube pelas palavras-chave “Bolsonaro + Aparecida + Poder360” levou ao mesmo vídeo viralizado nas redes, mas publicado em outubro de 2019.
Uma comparação entre o vídeo publicado no canal do Poder360 e a sequência viralizada nas redes como se tivesse sido registrada na Itália permite observar os mesmo elementos:
Neste 1º de novembro, em meio a sua viagem à Itália, o presidente Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, de onde, contou o presidente, “saíram” os seus avós. A sua chegada à cidade, no entanto, mobilizou quase 200 pessoas para protestar contra a concessão do título.
Diferentemente do que era visto no vídeo viralizado em Aparecida, que mostrava um dia ensolarado, durante o evento na cidade de Anguillara Veneta havia chuva e tempo fechado.