. ( . / )

O avião militar visto nesta foto evacuava pessoas das Filipinas em 2013, não do Afeganistão em 2021

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma fotografia de centenas de pessoas sentadas no chão de um avião militar teve mais de 20 mil interações nas redes sociais desde 16 de agosto de 2021, quando multidões de civis invadiram as pistas do aeroporto de Cabul depois que os talibãs tomaram o poder. A imagem foi compartilhada como se ilustrasse uma das ações da Força Aérea norte-americana para evacuar civis do Afeganistão. No entanto, a imagem circula desde 2013 e está relacionada a operações de resgate após a passagem do tufão Haiyan nas Filipinas.

“Desespero com o avanço do #Talibã No desespero para evacuar o máximo de pessoas possível de #Cabul, uma aeronave de transporte militar C-17 RCH 871 da Força Aérea dos EUA partiu da capital do Afeganistão com 800 passageiros a bordo! #afeganistão”, diz uma das publicações que circularam no Facebook. A imagem também foi compartilhada nesse contexto no Instagram (1, 2) e no Twitter.

Publicações semelhantes também circularam em francês e em inglês.

Captura de tela feita em 17 de agosto de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Depois de uma ofensiva relâmpago de três meses, os talibãs tomaram grande parte do território afegão e em 15 de agosto de 2021 assumiram o controle do palácio presidencial de Cabul, horas depois de o presidente Ashraf Ghani abandonar o país.

Por sua parte, os Estados Unidos e outros países do Ocidente aceleraram a evacuação de diplomatas, estrangeiros e afegãos que os apoiaram como intérpretes e outras funções em Cabul, o que gerou pânico e multidões no aeroporto da capital afegã.

No entanto, a imagem viralizada não ilustra estas evacuações.

Uma busca reversa pela imagem feita a partir da ferramenta Bing mostrou como resultado um artigo no site da Força Aérea dos Estados Unidos datado de dezembro de 2013. A legenda da foto afirma que a cena se refere à evacuação de mais de 670 residentes da cidade de Tacloban, a bordo do C-17 Globemaster III, para Manila, após a passagem do tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas em 2013.

A aeronave em questão foi usada em apoio à Operação Damayan, uma missão de assistência humanitária e alívio a desastres.

Uma outra foto de evacuação civil bastante similar também circulou em espanhol em postagens associadas ao Afeganistão em 2021.

Não obstante, após os acontecimentos no Afeganistão, uma cena semelhante foi registrada. Uma imagem, viralizada nas redes sociais, mostra centenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, sentadas no chão de uma aeronave militar.

Segundo o site Defense One, que divulgou a foto, tratava-se da parte interna de um avião C-17 de transporte da Força Aérea dos Estados Unidos que levava afegãos autorizados a serem evacuados pelas autoridades norte-americanas. Um militar assegurou ao Defense One que não estava previsto voar com tantos passageiros, mas que muitos deles subiram na aeronave pela rampa traseira e que a tripulação decidiu voar com todos ao invés de forçá-los a sair.

18 de agosto de 2021 Adiciona metadados.
Afeganistão