No dia da contratação de Messi, PSG não ganhou 20, mas três milhões de seguidores no Instagram

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas mais de 15 mil vezes desde o último 10 de agosto nas redes sociais afirmam que a chegada de Messi ao Paris Saint-Germain (PSG) agregou à conta do clube no Instagram cerca de 20 milhões de seguidores. Mas isso é falso. Ainda que a chegada do jogador argentino tenha gerado uma maior popularidade no perfil do PSG, este ganhou, na realidade, menos de seis milhões de seguidores entre os dias 10 e 11 de agosto.

“Messi levou 20 milhões com ele KKKKKKKKKK”, diz a legenda de uma publicação compartilhada 11 mil vezes no Facebook, sobreposta a uma montagem que indicaria o suposto ganho de seguidores da conta. Montagens semelhantes circularam no Instagram e no Twitter, algumas delas mostrando um aumento de 19,8 milhões para 39,9 milhões de seguidores, enquanto outras o crescimento teria chegado a um total de 40,3 milhões.

Depois de jogar por toda a sua carreira com o Barcelona da Liga Espanhola, Lionel Messi foi apresentado pelo PSG em 10 de agosto de 2021, provocando uma “Messimania” na capital francesa.

No PSG, Messi se reencontra com Neymar, que foi seu companheiro no Barcelona, e com o zagueiro espanhol Sergio Ramos, ex-rival do Real Madrid.

Publicações similares também circularam em espanhol e em inglês

Captura de tela feita em 13 de agosto de 2021 de uma publicação no Facebook

Usando dados do CrowdTangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais, a AFP constatou que a conta do PSG no Instagram ganhou aproximadamente três milhões de seguidores nas 24 horas posteriores à assinatura do contrato de Messi, em 10 de agosto, número muito distante dos 20 milhões citados nas publicações. 

Desde o dia anterior à assinatura de Messi com o PSG, 9 de agosto, até a data da publicação desta verificação - 14 de agosto - o clube parisiense ganhou aproximadamente 7,83 milhões de seguidores, somando 46,62 milhões no total.

Captura de tela feita em 14 de agosto de 2021 da ferramenta CrowdTangle

O CrowdTangle é uma ferramenta disponibilizada para pesquisadores pelo Facebook, grupo que também é dono do Instagram. A ferramenta de monitoramento de redes sociais IGBlad, de uso livre, mostra resultados similares.

Captura de tela feita em 13 de agosto de 2021 da ferramenta IGBlade, em que se vê o crescimento da conta do PSG no Instagram entre 10 e 11 de agosto

O maior crescimento na conta do PSG após a contratação de Messi ocorreu em 10 e 11 de agosto, com uma soma de 5,6 milhões de novos seguidores.