A foto de uma multidão de vermelho é da torcida do Flamengo, não de ato contra Bolsonaro em 2021

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Após dezenas de milhares de pessoas se manifestarem contra o governo do presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades do país no último dia 29 de maio, usuários passaram a compartilhar nas redes sociais uma imagem áerea de uma multidão vestida de vermelho como se retratasse um desses atos. Isso é falso. A imagem viralizada foi feita em 24 de novembro de 2019, quando torcedores do Flamengo se reuniram no centro do Rio de Janeiro para comemorar o bicampeonato do time na Taça Libertadores.

“O recado foi dado, isso foi só o começo! Bozo, você vai cair!!”, diz o texto sobreposto à imagem em publicações compartilhadas mais de 3.800 vezes no Facebook (1, 2, 3) e Instagram desde 29 de maio. “HOJE. Avenida Presidente  Vargas, Rio de Janeiro #ForaBolsonaro”, indicou outro usuário.

Neste dia, foram registradas algumas das maiores manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia de covid-19. Até então, os opositores de Bolsonaro haviam privilegiado mobilizações virtuais devido ao risco de propagação do novo coronavírus.

Captura de tela feita em 31 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook

A foto compartilhada nas redes não foi feita, contudo, em um destes atos.

Uma busca reversa pela imagem no Google mostra que ela foi publicada em 24 de novembro de 2019 pela conta do telejornal SportsCenter, da ESPN, no Twitter. Segundo a legenda, em espanhol, a foto mostra torcedores do Flamengo ocupando as ruas do Rio de Janeiro.

Naquele dia, o time carioca realizou um desfile de carro aberto no centro da cidade para comemorar a vitória contra o argentino River Plate, que o consolidou como bicampeão da Taça Libertadores da América.

De fato, na versão da foto publicada pela ESPN, com maior qualidade, é possível identificar uma bandeira da torcida organizada Jovem Fla em meio à multidão.

Registros semelhantes (1, 2) ao agora viralizado foram publicados por diversos veículos locais em 24 de novembro de 2019. A AFP também fotografou a festa e, em uma das imagens, é possível identificar o mesmo trio elétrico visto na imagem compartilhada nas redes. 

Comparação feita em 31 de maio de 2021 entre imagem publicada no Facebook (E) e foto feita pela AFP em 24 de maio de 2019

Fotos de veículos locais mostram que pessoas também se reuniram no Rio de Janeiro no último dia 29 de maio para protestar contra Bolsonaro, mas em menor escala.