A foto de uma multidão de vermelho é da torcida do Flamengo, não de ato contra Bolsonaro em 2021
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de maio de 2021 às 17:57
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O recado foi dado, isso foi só o começo! Bozo, você vai cair!!”, diz o texto sobreposto à imagem em publicações compartilhadas mais de 3.800 vezes no Facebook (1, 2, 3) e Instagram desde 29 de maio. “HOJE. Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro #ForaBolsonaro”, indicou outro usuário.
Neste dia, foram registradas algumas das maiores manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia de covid-19. Até então, os opositores de Bolsonaro haviam privilegiado mobilizações virtuais devido ao risco de propagação do novo coronavírus.
A foto compartilhada nas redes não foi feita, contudo, em um destes atos.
Uma busca reversa pela imagem no Google mostra que ela foi publicada em 24 de novembro de 2019 pela conta do telejornal SportsCenter, da ESPN, no Twitter. Segundo a legenda, em espanhol, a foto mostra torcedores do Flamengo ocupando as ruas do Rio de Janeiro.
#Flamengo copó por completo las calles de Río de Janeiro. ¿Creés que es la hinchada más grande del mundo? pic.twitter.com/ORN9dNdtb5
— SportsCenter (@SC_ESPN) November 24, 2019
Naquele dia, o time carioca realizou um desfile de carro aberto no centro da cidade para comemorar a vitória contra o argentino River Plate, que o consolidou como bicampeão da Taça Libertadores da América.
De fato, na versão da foto publicada pela ESPN, com maior qualidade, é possível identificar uma bandeira da torcida organizada Jovem Fla em meio à multidão.
Registros semelhantes (1, 2) ao agora viralizado foram publicados por diversos veículos locais em 24 de novembro de 2019. A AFP também fotografou a festa e, em uma das imagens, é possível identificar o mesmo trio elétrico visto na imagem compartilhada nas redes.
Fotos de veículos locais mostram que pessoas também se reuniram no Rio de Janeiro no último dia 29 de maio para protestar contra Bolsonaro, mas em menor escala.