A comparação entre supostos atos de 7 de setembro de 2021 contém uma imagem de 2016
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de setembro de 2021 às 19:48
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Manifestação pró e contra o governo vistas do alto. Todas em clima pacífico”, diz uma das publicações que compartilham a combinação no Facebook (1, 2, 3).
Protesto em 2016
Uma busca reversa no Google da foto de um protesto na praia mostrou que a mesma imagem, creditada ao fotógrafo Pablo Jacob, foi publicada em 13 de março de 2016 pelo jornal O Globo, durante uma manifestação que tomou a “Av. Atlântica e parte das areias de Copacabana”.
Nesse dia, mais de três milhões de pessoas em todo o país pediram a destituição da então presidente Dilma Rousseff (2011-2016). No Rio de Janeiro, os protestos em Copacabana reuniram 700 mil pessoas, segundo os organizadores.
Atos de 7 de setembro
A comparação entre as duas imagens começou a circular nas redes sociais no mesmo dia em que manifestantes pró e contra o presidente Jair Bolsonaro saíram às ruas.
Na imagem que mostra o ato contrário ao governo, é possível identificar no canto inferior direito o símbolo da Rede Globo. Uma busca pelas palavras-chave “Protesto contra Bolsonaro Globo” no Google mostrou que a imagem na qual manifestantes seguram uma faixa com os dizeres “Fora Bolsonaro” corresponde à manifestação de 7 de setembro de 2021 realizada no Centro do Rio de Janeiro. O registro foi transmitido durante uma cobertura ao vivo do jornal RJ1, da Rede Globo, no segundo 44.
Na transmissão, é informado que o ato começou às 09H00 nesse local e que foram exibidos cartazes pedindo a saída do presidente Bolsonaro, repudiando a ditadura militar e contra a violência policial.
A AFP já checou outras alegações sobre os protestos de 7 de setembro de 2021 (1, 2, 3).