É montagem a foto de um homem com tatuagem do ex-presidente Lula e tornozeleira eletrônica
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 27 de outubro de 2020 às 19:39
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Perfeita a sintonia a sincronicidade entre o eleitor e o seu candidato. Esta é uma imagem que fala mais do que mil palavras”, diz texto que acompanha a foto em publicações no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1, 2, 3) e Twitter.
O conteúdo já havia circulado no início de setembro de 2018, quando Lula ainda era o candidato do PT para as eleições presidenciais daquele ano, apesar de estar preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, acusado dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
No dia 11 do mesmo mês, Lula foi substituído por Fernando Haddad na disputa presidencial. Em 8 de novembro de 2019, o ex-presidente deixou a prisão, após 19 meses encarcerado.
Uma busca reversa pela foto viralizada no portal TinEye indica, contudo, que ela foi alterada digitalmente.
No registro mais antigo localizado pelo buscador, com data de 9 de janeiro de 2018, o homem fotografado não usa uma tornozeleira eletrônica.
O link da publicação localizada pelo TinEye não está mais disponível, mas na prévia da imagem exibida no buscador é possível identificar a marca d’água de um usuário chamado @nacaoconservadora.
Uma busca no Instagram por esse nome permite localizar a publicação original da foto, feita também em 9 de janeiro de 2018.
Na legenda, o perfil que apoiava a candidatura de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto em 2018, parece criticar o fato do homem ter uma tatuagem em homenagem ao petista: “A demência não tem limites”, diz o texto.
Além da imagem sem a tornozeleira eletrônica ter sido publicada antes da viralizada, também é possível concluir que se trata do registro original já que esta primeira foto capta mais detalhes do ambiente do que a compartilhada nas redes, como destacado abaixo:
Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.
Em resumo, é falsa a imagem viralizada de um homem com tatuagem do rosto do ex-presidente Lula na mesma perna em que possui uma tornozeleira eletrônica. Na foto original não há o dispositivo de monitoramento utilizado eventualmente durante o processo penal.