Vídeo de motociata publicado em setembro de 2021 circula como se fosse de ato em fevereiro de 2022

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo com mais de 8.800 compartilhamentos nas redes sociais circula como se mostrasse um ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro ocorrido na segunda semana de fevereiro de 2022 em Caicó, no Rio Grande do Norte. A gravação, no entanto, já havia sido publicada em setembro de 2021 por alguns usuários na internet, que atribuem as imagens a uma motociata ocorrida entre Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, em Pernambuco, em 4 de setembro de 2021.

“Motociata hoje, 09 de fevereiro, com o Presidente Bolsonaro, no percurso Caicó-Jucurutu (RN)” e “Isso com 62% de rejeição. Saindo de Caicó para Jardim de Piranhas. Mais de 60 mil pessoas. Pense num homem rejeitado!!”, dizem algumas das publicações, por vezes sem especificar a data do vídeo, compartilhadas no Twitter (1, 2), no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2).

Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

 

Em 3 de fevereiro de 2022 foi divulgada uma pesquisa de popularidade do governo Bolsonaro. Para 53% dos eleitores brasileiros, o trabalho do presidente é considerado “ruim” ou “péssimo”, enquanto 27% consideram “ótimo” ou “bom”.

As imagens começaram a circular no mesmo momento em que o presidente Jair Bolsonaro realiza uma viagem ao Nordeste para a inauguração de estruturas da transposição do Rio São Francisco.

De acordo com a agenda oficial, o mandatário chegou a Caicó, no Rio Grande do Norte, em 8 de fevereiro de 2022. Na cidade, Bolsonaro participou de atos com apoiadores. Em uma das ocasiões, ele seguiu pelas ruas da cidade montado a cavalo (1, 2) e, em outra oportunidade, ele seguiu em uma caminhonete enquanto seguidores o acompanhavam em motocicletas (1, 2).

O vídeo viralizado, no entanto, não mostra as manifestações em favor do presidente ocorridas em fevereiro de 2022.

Em uma busca reversa realizada pelo Checamos a partir de uma captura de tela da gravação, chegou-se a uma publicação feita em setembro de 2021. Na legenda, o usuário se refere às imagens como “evento pernambucano”

Em outra busca na plataforma Kwai pelo nome do usuário que aparece em algumas publicações, “edvaldorocha”, o Checamos encontrou outro registro datado de setembro de 2021. Segundo o usuário, a gravação retrata uma “motociata saindo de Santa Cruz [do Capibaribe] para Caruaru” no dia 4 desse mês.

Em 4 setembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro participou de um ato com seus apoiadores, em motocicletas, em Pernambuco (1, 2). A chamada motociata, que se trata de um passeio com várias motos, teve início em Santa Cruz do Capibaribe e terminou em Caruaru.