Vídeo antigo de barragem entre Argentina e Paraguai circula como se fosse no Brasil em 2021
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de janeiro de 2022 às 22:34
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“BARRAGEM DO RIO TOCANTINS CORRE RISCO DE ROMPER E ALAGAR MARANHÃO…”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3). O conteúdo também circula no Twitter (1, 2) e no Instagram.
A filmagem circula em meio a enchentes e alagamentos provocados por um aumento no volume do Rio Tocantins (1, 2), que tem deixado em alerta diversos municípios do estado desde o final de dezembro de 2021 e era monitorado pela Defesa Civil do Tocantins.
Nos comentários de uma das publicações viralizadas, porém, usuários alegavam que o vídeo, na realidade, não seria atual e tampouco teria sido gravado no Brasil: “Essa barragem é da Argentina da usina Yacyretá e é um vídeo antigo!”, escreveu um deles.
Uma busca no Google com as palavras-chave “yacyretá video antigo” levou a uma publicação de 31 de maio de 2019 feita pelo perfil oficial da Usina Hidrelétrica de Itaipu no Facebook, que continha a mesma gravação. Segundo o texto da publicação, o vídeo circulava como se mostrasse a usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná.
“A Itaipu esclarece que este vídeo não é da usina, como está sendo divulgado de forma irresponsável por alguns meios de comunicação e perfis pessoais. (...) Trata-se de um vídeo antigo da usina binacional de Yacyretá, localizada na fronteira da Argentina com o Paraguai”, diz a publicação.
Buscas usando os termos “yacyretá” e “lluvias” (chuvas, em espanhol) trouxeram como resultado a mesma filmagem publicada em 2017 no YouTube. “Depois de uma chuva torrencial na área de Ayolas. A barragem Yacyretá Paraguai-Argentina estava dessa maneira”, afirma a descrição do vídeo em tradução livre do espanhol.
Uma comparação entre uma foto feita pela AFP em 2017 da usina entre o Paraguai e a Argentina permite identificar os mesmos elementos da gravação viralizada:
O vídeo já havia sido checado anteriormente pela AFP em 2019, quando circulou vinculado a alegações que diziam respeito a um apagão que ocorreu em 16 de junho de 2019 na Argentina e no Uruguai. Na ocasião, porta-vozes da Entidade Binacional Yacyretá (EBY) afirmaram à AFP que a filmagem de fato mostrava a usina, mas acrescentaram que as imagens eram anteriores a 2019. Em agosto de 2021 a sequência voltou a ser compartilhada com a afirmação que se tratava de uma represa na Venezuela.
A Usina Hidrelétrica Estreito fica na divisa entre os estados do Tocantins e do Maranhão. Em um comunicado de 27 de dezembro de 2021, o Consórcio Estreito Energia (CESTE), responsável pela operação da hidrelétrica, afirmou que mantinha informes diários sobre as condições de vazões da usina às autoridades de defesa civil e segurança pública.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do estado do Tocantins afirmou ao Checamos que a gravação não corresponde a uma barragem no estado: “O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, esclarece que a barragem a qual o vídeo faz referência não é no Tocantins. Aliás, aqui no estado, as estruturas existentes atuam com toda segurança possível e com aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”.