Vídeo distorce notícia sobre coronavírus e espalha falso alerta sobre primeiro caso de vírus Nipah no Brasil

  • Publicado em 4 de fevereiro de 2026 às 17:52
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Com a confirmação de dois casos de contaminação pelo vírus Nipah na Índia, uma matéria da Record News com mais de 26 milhões de visualizações circula nas redes sociais desde 31 de janeiro de 2026 como se noticiasse o primeiro brasileiro infectado com o vírus. Mas a gravação original é de maio de 2021 e informava sobre uma variante indiana do coronavírus. Até o momento, nenhuma ocorrência do vírus Nipah foi confirmada no Brasil e o risco ao país é considerado baixo.

“FOI CONFIRMANDO O PRIMEIRO CASO DA VARIANTE INDIANA NO BRASIL”, lê-se em um vídeo compartilhado no TikTok, no Instagram, no Facebook e no Kwai.

Na gravação, um repórter da Record News diz: “Foi confirmando o primeiro caso de um brasileiro com a nova cepa indiana. Esse passageiro chegou da Índia, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, aqui em São Paulo, mas mora no estado Rio de Janeiro”. Em seguida, são exibidas imagens de pessoas em um hospital com as palavras, em inglês: “NIPAH VíRUS ALERTA”.

Image
Captura de tela feita em 3 de fevereiro de 2026 de uma publicação no TikTok (.)

Entretanto, a matéria não se refere ao vírus Nipah.

Por meio de uma busca por palavras-chave, o Checamos localizou o vídeo original, publicado no Facebook da Record News em maio de 2021. A notícia, na verdade, trata de uma cepa indiana do coronavírus — como é possível perceber pela tarja exibida na própria reportagem. 

No caso, a matéria referia-se à variante B.1.617. Essa linhagem havia sido detectada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020 e era considerada uma das variantes preocupantes devido a sua capacidade de transmissão.

Nipah não é considerado ameaça ao Brasil

Até o momento, somente dois casos de contaminação pelo vírus Nipah foram confirmados na Índia e a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o risco global é baixo.

Procurando pelo Checamos, o Ministério da Saúde informou que não há confirmação de nenhum caso de brasileiro contaminado pelo Nipah. O MS também enviou uma nota, publicada em 30 de janeiro de 2026, que reitera que o vírus não ameaça o Brasil.

“O surto recente registrado na Índia teve dois casos confirmados, ambos entre profissionais de saúde, e nenhuma evidência de disseminação internacional ou risco para a população brasileira. Além disso, foram identificados na Índia 198 contatos dos casos confirmados, todos monitorados e testados com resultado negativo. O último caso foi registrado em 13 de janeiro, indicando que o evento se aproxima do fim do período de monitoramento”.

O comunicado salienta que a propagação do vírus ocorre, principalmente, por meio de contato com morcegos frutíferos que não existem no Brasil. “A infecção pode ocorrer por ingestão de alimentos contaminados ou, mais raramente, por contato direto entre pessoas ou com superfícies contaminadas”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco