Imagens de filas na Havaianas mostram demanda para compra de modelos limitados em 2024, e não para devolução

  • Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 19:29
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

A marca Havaianas foi alvo de um pedido de boicote por políticos e figuras ligadas à direita a poucos dias do Natal de 2025, devido a uma propaganda de final de ano que consideraram "pró-esquerda". Nesse contexto, imagens com mais de 131 mil interações foram compartilhadas como se mostrassem grandes filas em lojas da marca para a devolução de itens. Mas os registros são de junho de 2024 quando um shopping em São Paulo registrou alta demanda para a compra de modelos da Havaianas lançados com a Dolce & Gabbana. 

“Mulher grava vídeo em shopping: ‘Fila de pessoas devolvendo Havaianas’”, diz a legenda sobreposta ao que parece ser a captura de tela de uma gravação publicada no Instagram, no Facebook, no X e no YouTube.  

Publicações com mensagens similares compartilham uma outra imagem de uma fila grande em um shopping (1, 2, 3). 

Ambos os conteúdos descrevem na legenda que: “a autora da gravação afirma que o aglomerado de pessoas estaria no local para devolver produtos e solicitar reembolso de compras feitas recentemente”.

Image
Capturas de tela feitas em 24 de dezembro de 2025 de publicações no Facebook (.)

O conteúdo circula em meio à forte repercussão de uma campanha de final de ano da marca de sandálias Havaianas, em que a atriz Fernanda Torres afirma que não deseja que os espectadores comecem 2026 com o pé direito, mas com os “dois pés”

O jogo de palavras com a expressão popular foi entendido por apoiadores e figuras da direita como uma crítica, e foi seguido por um pedido de boicote à marca. 

Após a polêmica nas redes sociais, as ações da Alpargatas, fabricante da Havaianas, oscilaram na bolsa.  

No entanto, as imagens virais de um aglomerado de pessoas em frente a uma loja da Havaianas não mostram uma fila para devolução de itens após a repercussão do comercial. 

Uma busca reversa pelas imagens levou a registros antigos, de 14 junho de 2024, em que se vê os mesmos elementos e cenários identificados nas publicações virais. 

No vídeo de 2024 que serviu como base para uma das imagens virais, a autora afirma se tratar de uma “fila para comprar a havaiana da Dolce & Gabbana” e identifica que o registro foi feito em uma loja pop-up no shopping JK Iguatemi. 

Em outra publicação no X — registro mais antigo identificado pelo AFP Checamos da segunda imagem viral —, o autor também afirma que a foto mostra “paulistanos” fazendo fila para comprar modelos de chinelo em parceria com a marca de luxo. 

À época, as marcas haviam lançado modelos limitados que custavam R$ 350 e que esgotaram em menos de 48 horas. 

Como reportado pela imprensa, o shopping JK Iguatemi, na capital de São Paulo, havia inaugurado uma loja temporária da Havaianas com a Dolce & Gabbana para a venda dos modelos exclusivos. 

Uma busca no Google pelos termos “filas”, “devolução” e “Havaianas” não levou a registros ou cenas semelhantes de devolução em massa após a campanha de 2025. 

Pelo contrário, o jornal Folha de S.Paulo reportou que lojas da marca na capital paulista estavam com filas de pessoas para adquirir os itens em meio às festas de final de ano. 

Fotos da AFP também registraram filas para compras do produto no Rio de Janeiro.

Image
Pessoas fazem fila em frente a uma loja da marca Havaianas em 23 de dezembro de 2025, em um shopping na zona norte do Rio de Janeiro (AFP / MAURO PIMENTEL)

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.  

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco