É montagem foto do dono do Banco Master com governadores

  • Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 20:00
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso preventivamente em 17 de novembro de 2025 por suspeita de integrar um esquema de emissão de títulos de créditos falsos. Doze dias depois, Vorcaro foi solto com tornozeleira eletrônica. Diante disso, posts visualizados mais de 7 mil vezes nas redes sociais desde 20 de novembro compartilham uma fotografia em que o banqueiro supostamente posa ao lado de governadores de diversos estados. Mas a imagem é uma montagem. 

“Ache uma foto do Haddad com o CEO do Banco Master. Não achou? E do Zema, Tarcísio, Caiado, Castro, Jorginho, Ratinho Jr. tem?”, diz a frase sobreposta à imagem compartilhada no Facebook, no Instagram, no Kwai e no TikTok. No registro, Daniel Vorcaro supostamente posa ao lado de oito governadores.

Image
Captura de tela feita em 2 de dezembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

O conteúdo começou a circular após Vorcaro ser preso pela Polícia Federal, em 17 de novembro de 2025, no aeroporto de Guarulhos, no âmbito da operação Compliance Zero, que apura possíveis delitos contra o Sistema Financeiro Nacional.

De acordo com as autoridades, o banqueiro e outros acusados são suspeitos de integrarem um esquema de emissão de títulos de créditos falsos, respondendo por crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

Em 29 de novembro, Vorcaro foi solto com tornozeleira eletrônica. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da decisão e pediu o restabelecimento da prisão. 

A defesa de Vorcaro diz que o fundamento das investigações contra o banqueiro é “um fato inexistente” e que “não há nenhuma fraude”.

Contudo, o registro viralizado foi manipulado digitalmente.

Uma busca pela imagem usando o Google Lens exibiu o registro original, publicado em 7 de agosto de 2025, pelo governo de Minas Gerais sob o título “Governadores de dez estados brasileiros debatem impactos que o tarifaço imposto pelos EUA pode gerar na economia do Brasil”. 

Na época, o governador mineiro Romeu Zema se reuniu presencialmente com os governadores Jorginho Mello (SC), Ratinho Junior (PR), Mauro Mendes (MT), Ibaneis Rocha (DF), Wilson Lima (AM), Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ) e Ronaldo Caiado (GO). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou do encontro remotamente. 

Uma comparação com o registro original mostra que a imagem de Vorcaro foi inserida digitalmente no lugar do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes:

Image
Comparação feita em 4 de dezembro de 2025 entre uma publicação no TikTok (E) e uma imagem publicada no site do governo de Minas Gerais, com detalhes assinalados pela AFP (.)

Também é possível observar alguns sinais de manipulação digital, como a assimetria do terno usado por Vorcaro no conteúdo viral. Além disso, a imagem do banqueiro usada no post é semelhante a uma foto, creditada ao Banco Master, usada pela imprensa em reportagens sobre Vorcaro (1, 2). 

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco