Frase viral com crítica ao “bolsonarismo” é falsamente atribuída a Leandro Karnal

  • Publicado em 17 de outubro de 2025 às 19:18
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O historiador, professor e escritor Leandro Karnal não é o autor de uma frase em que se compara o “bolsonarismo” com “temperar a comida com fezes”, como indicam publicações visualizadas mais de 70 mil vezes nas redes sociais desde abril de 2025. Na verdade, a frase foi publicada pelo influenciador Fábio Lima em setembro de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o material já havia circulado associado a Karnal, que negou sua autoria. O escritor tampouco é colunista da revista Veja.

“Eu entendo o anti-petismo mas não entendo o bolsonarismo. Pra mim, é tipo a pessoa gritar pro mundo que odeia coentro e temperar a comida com fezes”, teria escrito Karnal em uma suposta coluna publicada na revista Veja, segundo uma imagem que circula no Facebook, no Instagram e no Threads

Image
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No entanto, não se trata de um material autêntico, nem de autoria de Karnal.

Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Leandro Karnal”, “Veja” e “bolsonarismo” não levou a nenhum resultado correspondente.

Uma nova pesquisa no Google pela íntegra da frase viral, entre aspas, levou a uma postagem no X do influenciador e humorista Fábio Lima, em 25 de setembro de 2019. Nessa data, o país vivia o primeiro ano de mandato do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No dia anterior, o então mandatário havia discursado na abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Uma consulta às redes sociais de Karnal também indicou que naquele ano, quando o conteúdo já circulava atribuído a seu nome, ele desmentiu a alegação por meio de uma postagem no Instagram.

Os perfis de Karnal na plataforma Lattes e no LinkedIn mostram ainda que em 2025 ele mantém uma coluna apenas no jornal O Estado de São Paulo, apesar de já ter publicado artigos em outros veículos. No Lattes do docente, há a indicação de apenas um texto publicado na revista Veja, em 2017. 

O nome de Karnal tampouco aparece entre os citados nas páginas de colunistas da Veja (1, 2).

O professor é membro do corpo editorial da Revista Poder & Cultura.

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco