
Frase viral com crítica ao “bolsonarismo” é falsamente atribuída a Leandro Karnal
- Publicado em 17 de outubro de 2025 às 19:18
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O historiador, professor e escritor Leandro Karnal não é o autor de uma frase em que se compara o “bolsonarismo” com “temperar a comida com fezes”, como indicam publicações visualizadas mais de 70 mil vezes nas redes sociais desde abril de 2025. Na verdade, a frase foi publicada pelo influenciador Fábio Lima em setembro de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o material já havia circulado associado a Karnal, que negou sua autoria. O escritor tampouco é colunista da revista Veja.
“Eu entendo o anti-petismo mas não entendo o bolsonarismo. Pra mim, é tipo a pessoa gritar pro mundo que odeia coentro e temperar a comida com fezes”, teria escrito Karnal em uma suposta coluna publicada na revista Veja, segundo uma imagem que circula no Facebook, no Instagram e no Threads.

No entanto, não se trata de um material autêntico, nem de autoria de Karnal.
Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Leandro Karnal”, “Veja” e “bolsonarismo” não levou a nenhum resultado correspondente.
Uma nova pesquisa no Google pela íntegra da frase viral, entre aspas, levou a uma postagem no X do influenciador e humorista Fábio Lima, em 25 de setembro de 2019. Nessa data, o país vivia o primeiro ano de mandato do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No dia anterior, o então mandatário havia discursado na abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Uma consulta às redes sociais de Karnal também indicou que naquele ano, quando o conteúdo já circulava atribuído a seu nome, ele desmentiu a alegação por meio de uma postagem no Instagram.
Os perfis de Karnal na plataforma Lattes e no LinkedIn mostram ainda que em 2025 ele mantém uma coluna apenas no jornal O Estado de São Paulo, apesar de já ter publicado artigos em outros veículos. No Lattes do docente, há a indicação de apenas um texto publicado na revista Veja, em 2017.
O nome de Karnal tampouco aparece entre os citados nas páginas de colunistas da Veja (1, 2).
O professor é membro do corpo editorial da Revista Poder & Cultura.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.