Publicações usam vídeo antigo para alegar que existem navios dos EUA na costa brasileira em setembro de 2025

  • Publicado em 11 de setembro de 2025 às 17:58
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Segundo a Marinha brasileira, não existem navios norte-americanos na costa brasileira em setembro de 2025. Com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua fase final nesse mês, publicações nas redes sociais com mais de 4 mil interações desde o dia 2 alegam que os Estados Unidos enviaram embarcações militares para o litoral do Brasil, como forma de apoio ao ex-mandatário. Mas isso é falso: a gravação em que se baseiam esses conteúdos foi feita em maio de 2024.

“Navios dos EUA aparecem na costa brasileira em meio ao julgamento de Bolsonaro Brasília amanheceu sob tensão nesta terça-feira, após a surpreendente movimentação de duas embarcações militares norte-americanas próximas à costa brasileira”, lê-se nas publicações que circulam no Instagram e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 10 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

As publicações incluem um trecho de uma gravação que mostra um navio sendo filmado e, ao fundo, é possível ouvir vozes em português expressando admiração com o tamanho da embarcação.

Esses conteúdos circulam em meio a uma possível condenação e prisão de Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta tentativa de golpe de Estado. No mês de setembro, o julgamento iniciou sua fase final, na qual serão decididas as sentenças.

Mas uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens mostrou que ele é anterior a esse contexto: as mesmas imagens foram publicadas em 22 de maio de 2024 pelo veículo Metrópoles no TikTok.

@metropolesoficial O porta-aviões USS George Washington (CVN 73), um dos maiores do mundo, chegou ao #Rio de Janeiro nessa segunda-feira (20/5) e chamou atenção. O #navio pertence à #Marinha dos #EstadosUnidos e realizou uma missão de rotina. O navio, considerado um superporta-aviões, se deslocava como parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul, conhecido como 4ª Frota. Além do Brasil, a embarcação deve passar por Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Representação da força naval dos EUA, o USS George Washington pertence à classe Nimitz, constituída de outros 10 porta-aviões. #TikTokNotícias♬ som original - Metrópoles Oficial

“O porta-aviões USS George Washington (CVN 73), um dos maiores do mundo, chegou ao Rio de Janeiro nessa segunda-feira (20/5) e chamou atenção. O navio pertence à Marinha dos Estados Unidos e realizou uma missão de rotina. O navio, considerado um superporta-aviões, se deslocava como parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul, conhecido como 4ª Frota”, diz a legenda da publicação.

O Southern Seas foi divulgado, à época, pela Marinha brasileira (1, 2). Segundo a instituição, o exercício ocorreu em “comemoração aos duzentos anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA”. A chegada do porta-aviões ao Rio de Janeiro, em 20 de maio daquele ano, também repercutiu na imprensa (1, 2, 3). 

Além do Brasil, o porta-aviões USS George Washington também passou por Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

Em resposta ao AFP Checamos, a Marinha informou, em 10 de setembro de 2025, que “não foram observados navios de guerra ou de Estado estadunidenses atracados em portos nacionais ou transitando nas Águas Jurisdicionais Brasileiras ao longo do mês de setembro”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco