
Vídeo de terremoto em Mianmar é falsamente associado ao tremor que atingiu a Rússia em 29 de julho de 2025
- Publicado em 1 de agosto de 2025 às 16:43
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Terremoto de magnitude 8,0 atinge a região de Kamchatka, na Rússia”, diz uma legenda sobreposta a uma gravação que circula no TikTok. A mesma sequência é compartilhada no Threads, no Instagram, no Facebook, no X e no YouTube.
O vídeo foi igualmente publicado com a alegação de ter sido gravado na Rússia pelo jornal O Tempo e pelo líder do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante.
Conteúdos similares também foram compartilhados em espanhol, inglês, chinês e árabe.

Em 29 de julho de 2025, um terremoto de magnitude 8,8, um dos mais fortes já registrados no mundo desde 2011, atingiu a costa de Petropavlovsk, na península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia.
O terremoto provocou tsunamis no Pacífico com ondas de até quatro metros e foram emitidos alertas de evacuação nos países da Bacia do Pacífico, incluindo Estados Unidos, México e Colômbia.
Alertas de evacuação também foram emitidos no Japão para quase dois milhões de pessoas e uma onda de tsunami de 1,30 metro de altura atingiu um porto na província de Miyagi, no norte do país.
Em 31 de julho, os alertas foram rebaixados nessas regiões.
Mas o vídeo viral não registra uma loja em meio ao terremoto recente na Rússia.
Mianmar em março de 2025
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google Lens levou a publicações nas redes sociais (1, 2) e na mídia (1, 2) com o mesmo vídeo publicado entre março e abril de 2025.
Nas descrições é informado se tratar de um terremoto que atingiu Mianmar, no sudeste asiático, em 28 de março.
Essa é a mesma data, inclusive, que é possível identificar no canto superior direito das peças de desinformação.

O terremoto de magnitude 7,7, que atingiu o noroeste de Sagaing, no centro de Mianmar, deixou mais de 2.000 mortos e feriu milhares de pessoas. Um tremor secundário de magnitude 6,4 atingiu a mesma área minutos depois.
O sismo também atingiu a Tailândia, onde pelo menos 19 pessoas morreram, principalmente no desabamento de uma torre de 30 andares em construção.
A devastação causada pelo terremoto levou a junta militar governante de Mianmar a fazer um raro apelo por ajuda humanitária internacional e declarar estado de emergência nas seis regiões mais afetadas do país.