Trump não ameaçou “buscar” Bolsonaro no Brasil; usuários compartilham vídeo com legendas falsas

  • Publicado em 24 de julho de 2025 às 22:00
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta tentativa de golpe de Estado está no centro de uma crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos em julho de 2025. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 3,3 milhões de vezes nas redes sociais compartilham um vídeo em que o presidente norte-americano, Donald Trump, parece dizer que, “se preciso”, pode buscar Bolsonaro no Brasil e “acabar” com o STF. Mas as legendas do vídeo são falsas: embora critique o processo judicial, Trump não ameaçou retirar o ex-presidente do país.

“Bolsonaro é meu amigo. Posso ir buscá-lo no Brasil. Sabem que eu posso”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado em publicações no Instagram, no Facebook, no X, no Telegram e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 24 de julho de 2025 de uma publicação no X (.)

Na sequência, Donald Trump aparece de terno e gravata vermelha em um jardim ao lado de Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca.

O mandatário fala, em inglês, enquanto legendas em português asseguram que ele diz: “Ele é meu amigo, Bolsonaro. Uma ótima pessoa, honesto, bom homem. Um amigo querido. Posso ir buscá-lo no Brasil se preciso. Ele é amado por milhões de pessoas no país… Aqui ministros ditadores não entram. Lula é um bêbado vagabundo. Todos sabem, uma vergonha. Acabo com o STF num piscar de olhos”.

O conteúdo circula em meio à crise diplomática entre Brasília e Washington, desencadeada pelo julgamento de Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado. Em represália ao processo judicial, em 9 de julho de 2025, Trump anunciou tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ameaçou medidas recíprocas.

Em uma escalada da tensão, após o STF determinar, em 18 de julho, que Bolsonaro use  tornozeleira eletrônica, o governo norte-americano anunciou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, assim como o de seus “aliados” na Corte.

Contudo, o vídeo viralizado não mostra Trump afirmando que poderia buscar Bolsonaro no Brasil caso fosse necessário.

Legendas falsas

Na realidade, na sequência viral, Trump diz em inglês: “Quando começa o julgamento de Bolsonaro? Como está indo? Mas eles ainda não o condenaram, certo? Mas eles o julgaram culpado? Não, né?”.

Ele continua: “Olha, ele não é um amigo meu. Ele é alguém que eu conheço e eu o conheço como um representante de milhões de pessoas brasileiras, que são ótimas pessoas. E ele ama o país e lutou muito por essas pessoas e eles querem colocá-lo na prisão. E eu acho que é uma caça às bruxas e acho que é muito lamentável”.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a artigos (1, 2, 3) publicados em 15 de julho de 2025, quando Trump foi entrevistado por repórteres na Casa Branca.

O trecho viralizado ocorreu após o mandatário ser informado de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia pedido ao STF a condenação de Jair Bolsonaro por “organização criminosa armada” e “golpe de Estado”. Trump pergunta aos jornalistas sobre o andamento do processo e, em seguida, critica o que considera ser uma “caça às bruxas”.

Contudo, apesar de reafirmar suas críticas, já publicadas em suas redes sociais, o presidente norte-americano não ameaçou “buscar” Bolsonaro em território brasileiro ou “acabar” com o Supremo Tribunal Federal.

O registro original também foi publicado por veículos brasileiros (1, 2) com legendas corretas em português.

Referências

  • Artigos publicados em 15 de julho de 2025 (1, 2, 3)
  • Vídeo original legendado publicado por veículos brasileiros (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco