Vídeo de um protesto na Argentina é compartilhado como se fosse no Equador após as eleições de 2025

Daniel Noboa foi reeleito presidente do Equador em 13 de abril de 2025, um resultado que foi contestado pela candidata da oposição Luisa González, que alegou fraude. Nesse contexto, um vídeo foi compartilhado nas redes sociais supostamente mostrando protestos nas ruas de Quito pelo resultado do pleito. Contudo, a gravação foi feita um mês antes na Argentina, durante uma manifestação de milhares de aposentados contra o governo do presidente Javier Milei.

“Protestos nas ruas de Quito, após a recondução de Daniel Noboa, o candidato pró-norte-americano, na Presidência do Equador. A candidata da oposição, Luisa González, acusou: ‘Estamos perante a fraude eleitoral mais grotesca da história’”, diz a legenda de publicações no Facebook, no BlueSky e no X.

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 30 de abril de 2025 de uma publicação no X (.)

A alegação é compartilhada junto a um vídeo ou a uma captura de tela de uma sequência que mostra uma manifestação na qual policiais uniformizados, usando capacetes e escudos, tentam conter o protesto, enquanto os manifestantes atiram objetos contra eles.

Noboa foi reeleito com 55,62% dos votos sobre González, que não reconheceu a derrota e pediu uma recontagem dos votos. 

Observadores da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos (OEA) descartaram as alegações de fraude eleitoral, embora tenham expressado preocupação com a desinformação, a polarização e os possíveis excessos do candidato e atual presidente Noboa.

Vídeo na Argentina

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral exibiu uma reportagem publicada em 12 de março de 2025 pelo veículo argentino El Destape sobre a marcha dos aposentados, que protestavam contra os ajustes econômicos do presidente Javier Milei. Na reportagem do veículo argentino é possível visualizar na imagem que ilustra o texto bandeiras e faixas dos manifestantes que correspondem aos elementos da gravação compartilhada nas redes sociais e atribuídas ao Equador.

O vídeo viral tem uma marca d’água do TikTok com o nome de usuário “@soygeminis1122”. Uma busca pelo perfil nessa rede social mostrou o mesmo vídeo, publicado em 13 de março de 2025. Nos comentários, os usuários afirmam que se trata de um protesto na Argentina.

Em 12 de março de 2025, milhares de argentinos se manifestaram contra os ajustes fiscais implementados pelo presidente Javier Milei.

Um vídeo publicado pela AFP mostra elementos semelhantes aos vistos na sequência viral, como os uniformes dos policiais com as letras “PNA”, da Prefeitura Naval Argentina, e a estátua que aparece atrás da multidão.

 

Utilizando a ferramenta Google Street View, a AFP conseguiu confirmar que o vídeo foi gravado nas proximidades do Congresso Nacional em Buenos Aires, e não no Equador. 

Image
Comparação feita em 30 de abril de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e uma imagem no Google Street View (.)

Uma nova busca no Google pelas palavras em espanhol “protesto”, “vitória de Noboa” e “Equador” não exibiu registros de nenhuma manifestação após o segundo turno das eleições no Equador.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco