
Lula sancionou a lei do dia da Marcha para Jesus em 2009, não criou evento que acontece desde 1993
- Publicado em 28 de abril de 2025 às 18:13
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula foi o criador da Marcha para Jesus” é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram e no TikTok. A gravação circula nas redes sociais desde 2022 no Kwai.
A sequência é acompanhada por uma reportagem da TV Nacional do Brasil, conhecida como NBR, canal público do governo federal, sobre a cerimônia de sanção da lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus.

Uma pesquisa no YouTube pelas palavras-chave “Lula”, “Marcha para Jesus” e “lei” exibiu um vídeo publicado há 15 anos, em 4 de setembro de 2009, com a íntegra da cerimônia.
Na ocasião, Lula estava em seu segundo mandato como presidente. Em 3 de setembro de 2009, ele sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus.
De acordo com a normativa, a data é comemorada “anualmente, no primeiro sábado subsequente aos 60 (sessenta) dias após o Domingo de Páscoa”.
Contudo, embora Lula tenha sancionado a lei como chefe do Executivo, ela não é de sua autoria.
O projeto de lei (PL) que oficializou o evento foi apresentado em 2007 pelo então senador Marcelo Crivella, hoje deputado federal pelo Republicanos — Crivella, inclusive, aparece discursando na gravação viral.
Antes de seguir para sanção presidencial, a proposta foi avaliada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
De acordo com o site oficial da Marcha Para Jesus, o evento religioso acontece no Brasil desde 1993.