Filmagem de ataque de separatistas no Paquistão em 2022 circula como sequestro de trem em 2025

Em 11 de março de 2025, cerca de 450 passageiros de um trem foram sequestrados na província de Baluchistão, no Paquistão, por um grupo separatista do país, em um incidente que se alastrou por mais de 30 horas e deixou 31 mortos. Desde então, publicações visualizadas mais de 27 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de uma explosão em um trem em movimento com a alegação de ser um registro do ataque. Mas a gravação foi feita em janeiro de 2022, quando os separatistas realizaram um atentado contra forças de segurança do Paquistão na área de Mushkaf.

“Tomada de reféns no Paquistão: Militantes sequestram trem com soldados. Na província de Baluchistão, combatentes armados atacaram um trem, explodiram os trilhos e atiraram no trem. O maquinista ficou ferido”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no Telegram.

O conteúdo também circula em hindi.

Image
Captura de tela feita em 21 de março de 2025 de uma publicação no Telegram (.)

Em 12 de março de 2025, após mais de 30 horas de confronto, o Exército do Paquistão libertou mais de 340 dos 450 passageiros feitos de refém no trem Jaffar Express, que havia sido sequestrado por separatistas armados na província de Baluchistão, no sudoeste do país. O ataque deixou 31 mortos, dos quais 23 eram militares. 

Atentados do grupo separatista denominado Exército de Libertação do Baluchistão (BLA, na sigla em inglês), que acusa estrangeiros de explorar recursos naturais na região fronteiriça com o Afeganistão e o Irã, escalaram nos últimos anos, em sua maioria mirando forças de segurança e grupos étnicos de fora da província.

No vídeo viral, um trem que atravessa uma região montanhosa é subitamente atingido por uma explosão.

Contudo, o evento exibido na sequência não mostra o sequestro do trem ocorrido em março de 2025.

Ataque de 2022

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google encontrou o mesmo conteúdo publicado no X em 15 de abril de 2022, quase três anos antes do ataque de março.

Na legenda da publicação, é indicado que o BLA teria divulgado a filmagem de um ataque com um artefato explosivo improvisado (IED, na sigla em inglês) em um trem que transportava agentes do Frontier Corps, organização paramilitar paquistanesa, próximo à cidade de Sibi, no Baluchistão.

Uma pesquisa no Telegram pelas palavras-chave, em inglês, “Exército de Libertação do Baluchistão” encontrou um comunicado divulgado pelo BLA em 18 de janeiro de 2022, encaminhado do Hakkal, canal midiático oficial do grupo.

“Os guerreiros da liberdade do Exército de Libertação do Baluchistão (BLA) atacaram o trem Jaffar Express com um IED na área de Mushkaf de Bolan, perto de Sibi, na terça-feira, como resultado quatro vagões do Jaffar Express descarrilaram”, diz o documento.

Image
Captura de tela feita em 24 de março de 2025 do canal do BLA no Telegram (.)

Na ocasião, em janeiro de 2022, veículos de comunicação locais reportaram que pelo menos cinco pessoas foram feridas em uma explosão próxima a trilhos ferroviários na área.

Uma pesquisa por palavras-chave no Google encontrou uma versão arquivada do vídeo original divulgado pelo Hakkal em 2022.

A descrição indica: “Filmagem de ataques do Exército de Libertação do Baluchistão contra o Exército do Paquistão no Baluchistão”. O logotipo do BLA aparece no canto superior direito da imagem.

Image
Comparação feita em 24 de março de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e o vídeo do Hakkal arquivado em 2022 (.)

Através de uma busca no Google Maps, a AFP pôde confirmar a localização na área de Mushkaf, no Baluchistão, onde a explosão ocorreu.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco