É de 2017 a declaração de Geraldo Alckmin sobre o problema do Brasil ser “falta de dinheiro”

  • Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 20:34
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O trecho de uma entrevista concedida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) à jornalista Mariana Godoy na qual ele diz que o problema do Brasil é a “falta de dinheiro” acumula mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais desde 3 de fevereiro de 2025. No entanto, o conteúdo omite que o registro não é recente: a declaração foi feita em 2017. Na ocasião, Alckmin era governador de São Paulo e participava do programa da emissora RedeTV! como pré-candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) às eleições presidenciais de 2018. 

“Qual que é o problema do Brasil? É falta de dinheiro”, diz Alckmin no vídeo compartilhado no Instagram e no X junto à data “02/02/25”

Na sequência, compartilhada também no Facebook e no Kwai, a jornalista Mariana Godoy rebate o político afirmando que o problema é “mau uso e má administração de dinheiro”.

Image
Captura de tela feita em 25 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Nos comentários das publicações, usuários atribuem a declaração à atual administração do país. No entanto, a fala não é de 2025. 

Uma pesquisa no Google por palavras-chave exibiu uma nota publicada no portal UOL, em 1º de dezembro de 2017, sob o título: “Mariana Godoy recebe Geraldo Alckmin (PSDB) - Íntegra”. 

Na ocasião, Alckmin era um dos cotados do PSDB para concorrer às eleições presidenciais de 2018 em oposição ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A formalização da candidatura de Alckmin aconteceu em agosto de 2018, enquanto Lula precisou ser substituído pelo hoje ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por ter sua candidatura negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

No programa, o jornalista Mauro Tagliaferri perguntou ao então governador de São Paulo sobre o que fazer para que obras públicas fossem entregues dentro dos prazos e orçamentos previstos. 

Em resposta, a partir dos 26 minutos da entrevista, Alckmin afirma que o problema do Brasil é a “falta de dinheiro”, iniciando o trecho compartilhado sem contexto nas redes sociais. 

Em seguida, ele justifica a sua resposta dizendo que a crise econômica no país prejudicou a execução de obras porque comprometeu a arrecadação do setor público: “Nós perdemos de arrecadação em três anos e meio R$ 27 bilhões. Por que os estados não estão nem pagando salário? Não há, na história do Brasil, uma recessão do tamanho que nós tivemos nos últimos três anos”, afirmou Alckmin.

Na sequência, Godoy contesta Alckmin e diz que o problema não é a falta de recursos, mas a má administração. “Não é falta de dinheiro, é mau uso e má administração do dinheiro, porque só esse ano nós já pagamos um trilhão [de reais] em impostos. Não é possível que falte dinheiro. O que falta é ética na hora de administrar o dinheirinho.” 

Em dezembro de 2021, Alckmin anunciou a sua saída do PSDB. Em março de 2022, o político se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda pela qual foi eleito vice-presidente na chapa do presidente Lula, vitoriosa nas eleições de 2022. 

Este conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco