Ministério Público não encontrou relação entre avião que caiu em São Paulo e o PCC
- Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 19:14
- Atualizado em 22 de janeiro de 2026 às 21:56
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Em 7 de fevereiro de 2025, um avião caiu em uma avenida de São Paulo, deixando dois mortos. A partir de então, um vídeo com milhares de compartilhamentos nas redes sociais alega que o Ministério Público do Estado descobriu que a aeronave teria relação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Entretanto, o organismo negou que tenha conhecimento das afirmações feitas na gravação. Além disso, as imagens usadas na sequência viral foram retiradas de casos que não se relacionam com a queda da aeronave na capital paulista.
“Avião que caiu em São Paulo era do PCC”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no TikTok, no X, no Facebook, no Telegram e no Instagram.
“O Ministério Público de São Paulo acaba de revelar uma descoberta chocante sobre a queda do avião em São Paulo. Um dos tripulantes recebeu R$ 2 milhões momentos antes do acidente”, diz a sequência. A gravação alega, ainda, que o Ministério Público teria encontrado uma maleta com “50 kg de lingotes de ouro avaliados em R$ 15 milhões e cartões de memórias criptografados com registros de movimentações bancárias”.
O conteúdo começou a circular após um avião de pequeno porte cair em uma avenida na cidade de São Paulo em 7 de fevereiro de 2025, deixando dois mortos. O caso está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com acompanhamento do Ministério Público de São Paulo.
Contudo, procurado pelo AFP Checamos, o Ministério Público informou que não tem conhecimento sobre as alegações apresentadas no vídeo viral. Além disso, as imagens usadas na sequência foram retiradas de outros casos sem relação com a queda do avião em São Paulo.
Por meio de uma busca reversa, foi possível encontrar a imagem da maleta em um vídeo publicado no banco de imagens Getty Images. O site informa que a gravação é de 1988 e mostra destroços do desastre aéreo de Lockerbie, na Escócia.
A imagem das barras de ouro foi localizada em uma matéria do g1, publicada em junho de 2019, sobre um avião que foi apreendido em Goiânia com 111 kg de ouro ilegal.
Já a foto dos cartões de memória e chips foi encontrada em outra matéria do g1, de julho de 2022, que reporta uma operação da Polícia Federal contra pornografia infantil em Belém.
Referências
- Imagem da mala em queda de avião na Escócia
- Matéria do g1 sobre o avião apreendido com ouro ilegal
- Matéria do g1 sobre apreensão de cartões de memória em Belém
22 de janeiro de 2026 Remove imagem após o 6º parágrafo
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
