Vídeo de explosão de um posto de gasolina no Iêmen circula falsamente como bombardeio dos EUA
- Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 19:39
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Iêmen sob fogo: forças navais dos EUA lançam ataques aéreos em Sanaa. O Comando Central dos EUA descreveu os ataques como ‘ataques aéreos de precisão’ contra instalações de comando e armazenamento de mísseis Houthi. A máquina de guerra de Washington continua”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Telegram e no X.
O conteúdo também circula em espanhol.
O Exército dos Estados Unidos anunciou em 21 de dezembro de 2024 que havia bombardeado instalações militares de rebeldes huthis do Iêmen na capital Sanaa, horas depois dos insurgentes reivindicarem o disparo de um míssil no centro de Israel que deixou 16 feridos.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos no Oriente Médio no X, os ataques foram feitos contra “uma instalação de armazenamento de mísseis e um centro de comando operados pelos huthis, respaldados pelo Irã”.
Os huthis pertencem ao chamado “eixo da resistência”, uma rede de organizações afins ao Irã e hostis ao Estado de Israel — incluindo o grupo libanês Hezbollah, o palestino Hamas e o presidente sírio deposto Bashar al-Assad.
Na gravação viral, é possível ver uma explosão em meio a uma cidade, à noite, enquanto várias pessoas saem correndo do local.
Contudo, o conteúdo não registra o ataque norte-americano de dezembro de 2024 no Iêmen.
Explosão de um posto de gasolina
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu ao vídeo original, de maior resolução, publicado no TikTok em 30 de agosto de 2024 pelo usuário “@sr_____424”. Em uma resposta nos comentários, em árabe, o autor informou se tratar de um posto de gasolina no Iêmen. Outros usuários especificam que o local fica na província de Aden, no sul do país.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “explosão”, “posto de gasolina” e “Iêmen” levou a imagens similares da explosão, compartilhadas por veículos de comunicação do Oriente Médio, como Al Jazeera e Al Mashhad Media, e internacionais, como o Clarín.
“A explosão aconteceu na rua Al-Taseen, no distrito de Mansoura, em Aden, após um incêndio em um posto de gasolina”, informou a agência de notícias turca Anadolu, em 31 de agosto. Veículos iemenitas afirmaram que o lugar funcionava sem licença.
O governo do Iêmen, por sua vez, confirmou a explosão em Aden dias depois, em 5 de setembro de 2024, detalhando que um caminhão que transportava gasolina fora das condições mínimas de segurança ocasionou o estouro.
Fotógrafos da AFP também capturaram imagens das consequências da explosão.
A AFP já verificou em ocasiões anteriores desinformação relacionada ao vídeo viral, que circulou em outubro de 2024 como uma explosão na cidade de Beirute, e em dezembro como um bombardeio russo na Síria.
Referências
- Vídeo original publicado no TikTok em 30 de agosto de 2024
- Vídeos similares publicados por veículos de comunicação (1, 2, 3, 4, 5)
- Resposta do governo do Iêmen sobre a explosão