Agências bancárias não terão expediente durante o G20 somente no Rio de Janeiro, e não no país todo
- Publicado em 13 de novembro de 2024 às 15:59
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A FEBRABAN acatou os feriados do G20, os bancos fecharão dia 14 e só reabrirá as portas dia 21.11.2024*.*Quem tem tributos, estadual/ federal para pagar, tem que antecipar o pagto para dia 14”, diz a legenda que circula com uma imagem no X, no Instagram, no Facebook e no Threads.
Alguns usuários também compartilharam a mensagem com a alegação de que esse seria um “longo feriado bancário”, durante o qual poderiam ocorrer “ajustes”. “Caso sua conta apareça zerada ou faltando dinheiro, VOCÊ É QUE TERÁ QUE PROVAR QUE TINHA DINHEIRO EM CONTA”, diz o texto de tom conspiratório.
(.)
Uma pesquisa no Google com os termos “Febraban” e “G20” levou a uma notícia publicada no site da federação informando sobre o expediente de agências bancárias durante os feriados de novembro de 2024.
Neste mês, é celebrado nacionalmente a Proclamação da República, em 15 (sexta-feira), e o Dia da Consciência Negra, no dia 20 (quarta-feira).
Segundo a nota da Febraban, as agências bancárias de todo o país não terão expediente somente nessas duas datas.
Contudo, o texto informa também que em 18 e 19 de novembro, ou seja, datas entre os dois feriados nacionais, os bancos funcionarão normalmente, com exceção das cidades que adotaram feriado municipal nesses dias.
Este é o caso do Rio de Janeiro, que teve os dias 18 e 19 instituídos como feriados municipais pelo decreto nº 55.200, de 22 de outubro de 2024.
A normativa justifica que o feriado foi adotado considerando que a cidade sediará nessas datas a cúpula do G20, encontro entre os líderes das maiores economias do mundo.
O feriado faz parte do plano operacional da Prefeitura do Rio de Janeiro para o evento e foi criado para “facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas pela cidade e o planejamento de eventos paralelos”.
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa e Reuters.