Vídeo de 2022 circula como se Hang estivesse anunciando fechamento da Havan em 2024
- Publicado em 6 de novembro de 2024 às 21:12
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Havan vai fechar tudo e ir embora do Brasil #fazueli”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo e compartilhado no X, no Instagram, no Facebook e no TikTok. Na gravação, é possível ver o empresário Luciano Hang dizendo:
“Não deu Bolsonaro, eu vou rever a minha vida. Eu tenho falado com meus colaboradores [que] durante 36 anos eu pensei no coletivo, eu pensei em montar grandes empresas, gerar grandes oportunidades para as pessoas que trabalham na Havan (...). Novos negócios não vou fazer, eu não devo crescer, não devo mais investir no país”.
Contudo, Hang não anunciou o fechamento da empresa.
Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou a gravação original em uma publicação de 1º novembro de 2022 no canal do YouTube do podcast Os Sócios. Na ocasião, Hang foi questionado sobre os cenários para a Havan no futuro e disse que planejaria repensar a expansão da loja caso Lula vencesse as eleições presidenciais.
“O dia 30 [de outubro] para mim é a eleição mais importante da nossa história. Se der aquele que eu acho que não vai dar, eu vou repensar. Eu tenho ainda cinco lojas já montadas com telhado, não sei nem o que eu vou fazer. Mas novos negócios não vou fazer, eu não devo crescer, não devo mais investir no país.”
O mesmo vídeo circulou em janeiro de 2023 também com a afirmação de que a empresa fecharia. Na época, a Havan emitiu um comunicado desmentindo a alegação. “São falsas as informações que vêm sendo divulgadas nas redes sociais de que a Havan pretende encerrar as atividades.”