Ministro Alexandre de Moraes não proibiu vídeo com falas de Fux e Barroso sobre corrupção
- Publicado em 3 de abril de 2024 às 21:18
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ALEXANDRE DE MORAES PROIBIU ESSE VÍDEO!!! Compartilha Rápido antes que seja excluído”, lê-se no texto sobreposto a uma gravação que circula no Facebook, no Instagram e no Kwai.
A sequência mostra dois trechos de declarações dos ministros do STF sobre corrupção. “Ninguém pode esquecer o que ocorreu no Brasil, no Mensalão, na Lava-Jato. Muito embora tenha havido uma anulação formal, mas aqueles 50 milhões das malas eram verdadeiros, não eram notas americanas falsificadas”, diz Luiz Fux.
Em seguida, é exibida uma fala do ministro Luís Roberto Barroso: “Eu vi a mala de dinheiro. Portanto, nós vivemos uma tragédia brasileira. A tragédia da corrupção que se espalhou de alto a baixo sem cerimônia”.
Entretanto, não houve nenhuma decisão judicial para censurar esse conteúdo.
Vídeos originais continuam disponíveis
Por meio de uma pesquisa pelo trecho da declaração de Fux, o Checamos encontrou uma matéria da Folha de S. Paulo, publicada em julho de 2022, que informa que a fala foi feita em um evento em homenagem aos 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).
Outra busca pelas palavras-chave “TCE-PA” e “75 anos” levou a uma publicação sobre esse encontro no site do TCE-PA, que informa que Fux fez uma palestra magna no Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, promovido pelo tribunal.
A transmissão do fórum foi encontrada no canal do YouTube do TCE-PA. A apresentação do ministro continua disponível e o trecho viral pode ser visto a partir de 1 hora e 34 minutos de vídeo.
Na ocasião, Fux citou os R$ 51 milhões encontrados dentro de malas no apartamento de Geddel Vieira Lima, ex-ministro do governo Michel Temer (MDB), em 2017.
Outra busca pela fala de Barroso no Google levou a uma matéria do UOL, publicada em dezembro de 2017, sobre um conflito entre Barroso e o ministro Gilmar Mendes durante um julgamento do STF sobre as investigações de políticos do PMDB (atual MDB) que foram denunciados com o então presidente Michel Temer.
A gravação do julgamento está disponível no canal do YouTube do STF. É possível ver a declaração viral de Barroso a partir de 2 horas e 2 minutos da transmissão.
O Checamos não encontrou nenhuma notícia sobre uma suposta censura a esses dois vídeos.
A assessoria de imprensa do STF informou à AFP que “não há decisão nesse sentido”.
Referências
- Publicação do TCE-PA sobre o fórum com palestra de Luiz Fux
- Vídeo com fala de Fux no Fórum do TCE-PA em 2022, no canal de YouTube do tribunal
- Matéria do UOL sobre o conflito entre Barroso e Mendes durante julgamento no STF
- Vídeo do julgamento de 2017 sobre investigações de políticos do então PMDB, com fala de Barroso, no canal de YouTube do STF