Vídeo não mostra líder do MST afirmando ser “petista”, mas sátira de ex-candidato do PRTB
- Publicado em 2 de abril de 2024 às 21:26
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O nome dele é João Pedro Stedile. Líder nacional do MST,olha ele bêbado o que fala”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Kwai, no TikTok, no X e no Telegram.
As mensagens são acompanhadas por uma gravação de um homem à beira de uma piscina, em frente a garrafas de bebidas alcoólicas. No vídeo, ele diz: “Você, que é um petista incapacitado de perceber as coisas, dá uma olhada aqui… Eu sou um petista ladrão. Analisa comigo… Eu, o José Dirceu, o André do Rap, o Sérgio Cabral, nós estamos todos desfrutando dos prazeres da corrupção, e você, petista incapacitado de perceber, trabalha para pagar imposto para nos manter”.
Alguns usuários indicam que o suposto líder do MST estaria confessando os crimes por estar alcoolizado: “Mesmo esse cara confessando tudo bastante bêbado,(pois a bebida é o soro da verdade), vai ter petista que quer continuar sendo enganando e sustentando esse luxo que o bandido aí usufrui, golpe na cara!”.
Mas a pessoa que aparece na gravação não é João Pedro Stedile.
Sátira de empresário
Uma busca no TikTok pelo nome de usuário “@valdecirhanauer”, que aparece na marca d’água sobreposta às imagens, levou à postagem original, feita em 16 de março de 2024.
Uma pesquisa por esse nome no Google mostrou que Valdecir Hanauer é um empresário e que foi candidato a deputado federal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) pelo Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022. Hanauer, no entanto, não foi eleito.
Nas redes sociais, ele se apresenta como patriota e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Stedile, por sua vez, é um economista, ativista social e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em 2022, manifestou seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.
Em 27 de março, Hanauer publicou um vídeo no TikTok sobre a repercussão de sua publicação. Na gravação, sobreposta pelo texto “Que tal a fake!!!!”, ele diz ter sido procurado por agências de checagem para se pronunciar sobre o caso e afirma, em tom irônico: “Olha bem o meu rostinho, se eu pareço com João Pedro Stedile”.
O Comprova, projeto colaborativo de verificação do qual o AFP Checamos faz parte, tentou contato com Hanauer, mas não obteve resposta até o momento.
Ao Estadão Verifica, que também faz parte do projeto, o empresário afirmou que o material foi gravado como uma sátira.
O conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica e Aos Fatos.
Este texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Imirante e do Estado de Minas. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.