Reportagem do SBT sobre aumento da fome na Bahia é de 2021, e não de 2024

  • Publicado em 26 de março de 2024 às 21:04
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma reportagem televisiva do canal SBT sobre o aumento da fome na Bahia, veiculada há mais de dois anos, circula nas redes sociais como se tivesse sido transmitida em janeiro de 2024. A alegação já foi compartilhada mais de 4 mil vezes desde o dia 31 desse mês, mas, na verdade, a matéria foi exibida em setembro de 2021, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, moradores do sertão baiano relataram a escassez de alimentos que viviam, agravada pela pandemia de covid-19.

“Bahia 20 anos de PT. O Estado mais miserável do Brasil”, diz a frase sobreposta a vídeos compartilhados no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X

Os conteúdos também apresentam a data “30-01-2024” e uma imagem da bancada de um programa jornalístico em que é possível identificar a inscrição “SBT Brasil”, sugerindo que o material foi publicado pelo telejornal em janeiro de 2024.

Na gravação, de um minuto e meio de duração, ouve-se o jornalista Marcelo Torres afirmando: “Fez aumentar a quantidade de brasileiros que passam fome. Na Bahia, que concentra a maior taxa de pobreza do país, quatro em cada dez pessoas têm renda mensal menor que R$ 428”

Em seguida, a sua colega de bancada, Márcia Dantas, complementa: “O desemprego e a alta dos preços agravaram a miséria de quem já vivia com tão pouco, Marcelo. Muitos têm como a única fonte de renda o dinheiro do Bolsa Família”. Na sequência é exibida a matéria com imagens. 

Image
Captura de tela feita em 21 de março de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Uma pesquisa pelas palavras-chave “Bahia” e “pobreza” no canal do SBT no YouTube mostrou um vídeo, publicado em 14 de setembro de 2021, intitulado: “Bahia concentra maior taxa de pobreza do Brasil”.

A reportagem, veiculada há mais de dois anos, retrata como a pandemia de covid-19 — vivenciada naquele momento — aumentou o número de brasileiros que passavam fome. “Desemprego, alta dos preços e interrupção de atividades econômicas agravaram a situação de miséria de muitos”, diz a descrição do vídeo na plataforma. 

Image
Comparação feita em 25 de março de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no TikTok (E) e a reportagem do SBT publicada no YouTube em 2021 (.)

A partir dos cinco segundos da gravação original, ouve-se o mesmo discurso reproduzido nas redes sociais. No entanto, o conteúdo viral omite o trecho anterior em que o jornalista afirma que a “pandemia de covid-19 fez aumentar a quantidade de brasileiros que passam fome”.

À época, o país era presidido por Jair Bolsonaro (PL) e o estado da Bahia estava sob o comando do governador Rui Costa (PT) — que atualmente é ministro da Casa Civil no terceiro mandato de Lula.

Um levantamento feito pelo Instituto Fome Zero — encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e divulgado em 11 de março de 2024 — mostrou que no último trimestre de 2023 o Brasil tinha 20 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. 

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco