Vídeo antigo gravado no Rio de Janeiro circula associado à morte de empresário no Pará em 2024

  • Publicado em 12 de março de 2024 às 16:59
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Na madrugada de 1º de março de 2024, o empresário e pecuarista Benedito Mutran Filho faleceu após cair de um edifício em Belém, no Pará. Dias depois, a gravação de um homem pulando de uma cobertura passou a circular nas redes sociais, como se mostrasse a morte de Mutran, acumulando mais de 2.500 interações. Mas a sequência não tem relação com o ocorrido: ela foi gravada no Rio de Janeiro, e circula desde 2019. A Polícia Civil informou à AFP em 8 de março que o caso de Mutran ainda está sendo investigado.

“O empresário Benedito Mutran, conhecido como Bené Mutran, se suicidou na madrugada desta sexta (1) se jogando do prédio Diamond Tower, no bairro da Campina, em Belém. Doença, dificuldades financeiras  vida de um homem que foi um barão da castanha e da pecuária”, diz uma das publicações compartilhadas no X.

O vídeo circulou também no Facebook, no Instagram e no Kwai. Recomenda-se cautela ao assistir as imagens, que possuem conteúdo sensível.

Image
Captura de tela feita em 8 de março de 2024 de uma publicação no X (.)

Segundo noticiado em veículos de comunicação (1, 2, 3), o empresário e pecuarista Benedito Mutran Filho — conhecido como Bené Mutran — faleceu na madrugada de 1º de março de 2024, após cair do prédio onde morava, em Belém, no Pará.

O vídeo viralizado, porém, não tem relação com a morte do empresário.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência localizou a mesma gravação publicada em 7 de novembro de 2019 no X.

Uma pesquisa no Google por palavras-chave “homem pula prédio”, filtrando apenas por resultados publicados em novembro de 2019, localizou as mesmas imagens do vídeo viral em um artigo de um blog. Segundo o texto, o caso teria ocorrido no Condomínio Barra Sul, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Usando o Google Maps, é possível encontrar uma foto do condomínio citado publicada em junho de 2017 e verificar que se trata do local exibido na sequência viral, na qual pode-se perceber a mesma paisagem ao fundo e alguns toldos amarelos, que também podem ser vistos em um vídeo mais recente, de 2023:

Image
Comparação feita em 8 de março de 2024 entre uma das publicações virais (E) e uma foto publicada no Google Maps (.)
Image
Captura de tela feita em 12 de março de 2024 de um vídeo no YouTube (.)

O vídeo viralizado, portanto, foi gravado no Rio de Janeiro, não em Belém.

Até a publicação desta verificação, o AFP Checamos não localizou notícias em veículos de imprensa que confirmassem as circunstâncias da morte do empresário Bené Mutran. 

A Polícia Civil do Pará, procurada pelo AFP Checamos em 8 de março, também confirmou que o vídeo viralizado não tem relação com o caso. Sobre o ocorrido com o empresário, a polícia informou apenas, via telefone, que a morte está sendo investigada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem evidências de que a divulgação intensa de notícias a respeito de suicídios pode levar ao aumento de casos na população.

Por isso, a organização desaconselha a publicação de vídeos e imagens de suicídios, e também reforça que os motivos por trás do ato não devem ser simplificados.

O Ministério da Saúde informa que existem canais de ajuda disponíveis para a prevenção ao suicídio. O atendimento pode ser buscado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais. Pelo telefone, é possível buscar auxílio nos Centros de Valorização da Vida (CVVs) discando o número 188. A ligação é gratuita.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco