Discurso de Fábio Jr. contra o governo e a corrupção circula fora de contexto; cena é de 2015
- Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 19:39
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Grande Fábio Júnior....”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram, no TikTok, no X e no YouTube. Sobreposta às imagens, aparece a mensagem: “Será que a Globo e o PT gostaram disso”.
No vídeo viralizado, o cantor faz uma pausa durante uma apresentação, coloca uma bandeira do Brasil nos ombros e diz: “O que é que está escrito na nossa bandeira? Ordem e Progresso. Vocês sabem o que está acontecendo no Brasil, né? Desordem e roubalheira. É uma quadrilha”.
O cantor prossegue dizendo sentir orgulho de ser brasileiro, mas que às vezes sente “vergonha alheia” ao ver governantes “roubando”. “Dilma, Lula, José Dirceu, PMDB, vocês não têm mais o que fazer não?”, protestou.
Ao fundo, o público reage com aplausos e entoa o canto: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.
Mas o discurso do cantor não é recente, ao contrário do que sugerem as publicações.
Discurso em 2015
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Fábio Jr.”, “discurso” e “bandeira do Brasil” levou a uma matéria da Folha de S.Paulo sobre o caso, publicada em 6 de setembro de 2015.
De acordo com o jornal, o momento ocorreu durante a sua participação no Brazilian Day, um evento para brasileiros que ocorre anualmente em Nova York, nos Estados Unidos. O caso também foi reportado por outros portais na época (1, 2).
Uma nova pesquisa, dessa vez no YouTube, levou a uma gravação publicada na mesma data com o registro do momento.
O evento também foi transmitido ao vivo, na época, pelo portal de entretenimento da Rede Globo, gshow, e pelo canal de TV por assinatura da emissora, Multishow, como comprovam as marcas d’água visíveis no material viralizado. Esses elementos vão contra a alegação de que a Globo não teria mostrado o discurso crítico ao governo, presente em algumas das publicações.
Outro indício de que a fala do cantor não é atual é quando ele se refere ao atual Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pela sigla antiga do partido, PMDB. Em dezembro de 2017, os membros aprovaram a retirada da palavra “Partido” do nome e ele voltou a se chamar MDB.
O Brazilian Day Nova York foi criado em 1984 “como uma forma de celebrar a Independência do Brasil”, segundo seu site. Além das atrações musicais, o festival conta com culinária e produtos típicos brasileiros.
O discurso de Fábio Jr. ocorreu em um momento de crise no segundo mandato da então presidente Dilma Rousseff (PT). Em setembro de 2015, partidos de oposição começavam a articular um movimento pró-impeachment no país. No mesmo mês, o então presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (à época do PMDB) recebeu o pedido com uma denúncia por crime de responsabilidade, que culminou no afastamento de Dilma em 2016.
Em março de 2016, o cantor também comentou sobre o caso durante uma participação no programa “Pânico no Rádio”.
O AFP Checamos não encontrou registro posterior de manifestações públicas do cantor sobre a política no país.
Conteúdo semelhante foi checado pelo Estadão Verifica.
Referências
- Matérias sobre o discurso de Fábio Jr. no Brazilian Day 2015 (1, 2, 3)
- Vídeo no YouTube com o registro do momento
- A edição do Brazilian Day 2015 no “Memória Globo”