Lula não “confessou” que conta mentiras até se tornarem verdades; discurso foi tirado de contexto
- Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 20:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“As confissões que Lula deixou escapar em Pernambuco”, diz a legenda de publicações no Facebook. O conteúdo também circula no Instagram, no TikTok e no Kwai.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo de 23 segundos em que Lula afirma: “Porque toda vez que você quer ganhar uma disputa, você primeiro destrói moralmente a pessoa. Você inventa uma mentira. Você conta qualquer cara, sabe. Você inventa qualquer história e você martela aquela mentira até ela se tornar uma verdade na cabeça do povo”.
As publicações dão a entender que Lula estaria defendendo essa prática durante seu discurso. Mas a fala é apresentada fora de contexto.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “Lula” e “Pernambuco” no perfil oficial do mandatário no YouTube levou a um vídeo, publicado em 18 de janeiro de 2024, sob o título: “Presidente Lula participa da cerimônia de Retomada das Obras da Refinaria Abreu e Lima”. Pela roupa do presidente e pelo cenário das imagens, é possível ver que o trecho viralizado foi gravado durante este evento.
Uma busca pelos discursos e pronunciamentos publicados no site do Palácio do Planalto exibiu a íntegra do discurso de Lula na cerimônia, que aconteceu na cidade de Ipojuca, em Pernambuco.
Após terem sido paralisadas em 2015 por suspeita de corrupção, as obras de ampliação da refinaria pernambucana foram retomadas, em uma cerimônia em que o governo federal anunciou o objetivo de dobrar a capacidade de processamento de petróleo no Brasil.
Em seu discurso, Lula fez críticas à Lava Jato afirmando que a operação foi orquestrada por “alguns juízes” e “alguns procuradores deste país subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que queriam e nunca aceitaram que o Brasil tivesse uma empresa como a Petrobras”.
Mais adiante, Lula disse: “Por isso eu estou orgulhoso de estar aqui. Vocês não têm noção, vocês não têm noção da alegria que eu estou de estar aqui, vestindo essa camisa amarela, essa camisa abóbora. (...) Porque, quantas vezes, companheiros entraram em restaurantes para comer e, porque estavam com essa camisa, eram chamados de ladrões”.
E na sequência, completou: “E por que que isso acontece? Porque toda vez que você quer ganhar uma disputa, você, primeiro, destrói moralmente a pessoa. Você inventa uma mentira. Você conta qualquer cara. Você inventa qualquer história e você martela aquela mentira até ela se tornar uma verdade na cabeça do povo” – esse é o trecho compartilhado fora de contexto nas redes sociais.
Em seguida, o presidente classificou a estratégia como um “jogo sórdido” que fizeram contra ele.
O petista foi investigado pela Lava Jato nos processos relativos aos casos do sítio de Atibaia, Instituto Lula e do triplex no Guarujá.
O caso do triplex rendeu a Lula cerca de um ano e meio na prisão em Curitiba, impedindo-o de disputar as presidenciais de 2018. Em março de 2021, o processo foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal por considerar que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar as ações penais. A Segunda Turma da Corte também declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na ação, por entender que ele agiu com parcialidade.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.