Cortes na Electrolux em 2023 foram globais, e não voltados ao Brasil

  • Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 17:40
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em outubro de 2023, a Electrolux comunicou um corte de três mil funcionários na força de trabalho global da empresa. Desde então, publicações com mais de 33 mil visualizações nas redes sociais associam as demissões ao Brasil. Na verdade, de acordo com um comunicado da empresa, a contenção foi motivada pela baixa demanda e forte concorrência, especialmente no mercado asiático, e não há informações sobre quais países seriam afetados. 

“Arrocha, Lula. A Electrolux acaba de anunciar a demissão de 3 mil funcionários”, diz um usuário em um vídeo compartilhado no Instagram. Sequências com alegações semelhantes circulam no TikTok, no Kwai e no Facebook.

As postagens foram publicadas inicialmente em outubro de 2023 e voltaram a ser compartilhadas em janeiro de 2024. 

Image
Captura de tela feita em 23 de janeiro de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Os vídeos repercutem uma notícia que foi reportada pela imprensa internacional (1, 2) e brasileira (1, 2, 3) em outubro de 2023. Contudo, as três mil demissões foram anunciadas em nível global pela fabricante sueca.

Segundo um comunicado divulgado pela empresa na época, o corte foi justificado pela baixa demanda e forte concorrência, principalmente na Ásia. A nota afirma que os concorrentes asiáticos sofreram menos pressões inflacionárias do que as empresas situadas na Europa e na América do Norte.

Não há informações sobre quais regiões foram afetadas e se o Brasil seria impactado.

Procurada, a assessoria de imprensa da Electrolux confirmou ao AFP Checamos que os cortes não são focados em um único país:

“Em 2023, o Electrolux Group anunciou globalmente um programa de simplificação estrutural e diminuição de complexidade em sua operação, visando alavancar a escala global do Grupo para operar com mais foco e reduzir custos. Parte do programa prevê impactos em aproximadamente 3 mil posições na operação global, ou seja, uma estratégia que atinge unidades em todo o mundo, não se limitando especificamente a um único país ou região.”

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco