Vídeo de desfile militar é falsamente associado a blindados enviados para Roraima em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 20:51
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Governo brasileiro envia 20 tanques para Roraima em meio à tensão entre Venezuela e Guiana”, lê-se na captura de tela de uma manchete do portal Terra vista em um vídeo publicado no TikTok, no Instagram, no Kwai e no Facebook.
A sequência exibe duas gravações. A primeira, com a legenda “expectativa”, mostra veículos de combate atirando em uma região desértica. A segunda, com a legenda “realidade”, mostra blindados desfilando em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.
O conteúdo circula por conta da disputa territorial entre Venezuela e Guiana por Essequibo. O conflito cresceu após a descoberta de petróleo, em 2015, na região, administrada pela Guiana. No final de outubro de 2023, a Guiana anunciou novas descobertas nas águas reivindicadas pelos dois países e, desde então, a tensão entre eles tem aumentado.
Enquanto a diplomacia brasileira tenta mediar o conflito, o governo comunicou o reforço de zonas fronteiriças com Venezuela e Guiana, nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.
No entanto, o vídeo viral não mostra os veículos do Exército Brasileiro enviados para esse estado.
Desfile militar em 2021
Por meio de uma busca pelas palavras “tanques”, “fumaça” e “Brasília”, o AFP Checamos localizou as imagens em publicações da imprensa (1, 2, 3) feitas em 10 de agosto de 2021.
Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um desfile militar em Brasília, junto aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O evento também foi transmitido na conta do ex-mandatário no Facebook.
Oficialmente, a cerimônia foi organizada com o objetivo de entregar um convite para que Bolsonaro participasse de um exercício militar anual. Porém, o desfile ocorreu no dia da votação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propunha a implementação do voto impresso, defendido pelo ex-presidente.
A PEC foi rejeitada no mesmo dia e tanto Bolsonaro quanto as Forças Armadas negaram que o evento tivesse relação com a discussão no Congresso.
Procurado pela AFP, o engenheiro e pesquisador de assuntos militares Expedito Carlos Stephani Bastos detalhou que o veículo visto nas imagens é o SK-105A2 Kürassier. O modelo foi fabricado pela Áustria a partir de 1970 e teve a produção encerrada em 1995. Em 2021, reportagens sobre o desfile (1, 2) também se referiram a esses veículos.
Reforço na fronteira em 2023
Em nota divulgada no último 8 de dezembro, o Exército informou sobre o envio de 16 viaturas blindadas multitarefa 4x4, conhecidas também como Guaicurus, para o 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade criada recentemente em Boa Vista.
Procurada pela AFP, a assessoria de imprensa do Exército informou que também está reforçando as tropas em Boa Vista e Pacaraima.
Os modelos, que serão deslocados das regiões Sul e Centro-Oeste, são de fabricação italiana e mais novos do que os vistos no vídeo viral, tendo sido comprados em 2019.
As imagens do blindados também foram divulgadas pela conta do Exército no Instagram:
Referências
- Imagens dos blindados soltando fumaça publicadas pela imprensa (1, 2, 3)
- Vídeo do desfile publicado por Bolsonaro
- Informações sobre o SK-105A2 Kürassier
- Matérias publicadas em 2021 sobre os tanques (1, 2)
- Nota do Exército sobre o envio de blindados para a fronteira em 2023
- Texto do Exército de 2019 sobre a compra dos veículos blindados
- Publicação no Instagram do Exército