Vídeo de desfile militar é falsamente associado a blindados enviados para Roraima em 2023

  • Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 20:51
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em dezembro de 2023 o Exército anunciou o envio de veículos de combate para a fronteira brasileira com a Venezuela e a Guiana, em meio à disputa por território entre os dois países. Desde então, um vídeo que mostra blindados soltando fumaça em Brasília foi visualizado mais de 715 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse os veículos que foram deslocados para Roraima. Na verdade, a gravação foi feita em 2021 durante um desfile militar na capital federal e os blindados enviados para a fronteira este ano são de outro modelo.

“Governo brasileiro envia 20 tanques para Roraima em meio à tensão entre Venezuela e Guiana”, lê-se na captura de tela de uma manchete do portal Terra vista em um vídeo publicado no TikTok, no Instagram, no Kwai e no Facebook.

A sequência exibe duas gravações. A primeira, com a legenda “expectativa”, mostra veículos de combate atirando em uma região desértica. A segunda, com a legenda “realidade”, mostra blindados desfilando em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

Image
Captura de tela feita em 11 de dezembro de uma publicação no Facebook ( .)

O conteúdo circula por conta da disputa territorial entre Venezuela e Guiana por Essequibo. O conflito cresceu após a descoberta de petróleo, em 2015, na região, administrada pela Guiana. No final de outubro de 2023, a Guiana anunciou novas descobertas nas águas reivindicadas pelos dois países e, desde então, a tensão entre eles tem aumentado.

Enquanto a diplomacia brasileira tenta mediar o conflito, o governo comunicou o reforço de zonas fronteiriças com Venezuela e Guiana, nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.

No entanto, o vídeo viral não mostra os veículos do Exército Brasileiro enviados para esse estado.

Desfile militar em 2021

Por meio de uma busca pelas palavras “tanques”, “fumaça” e “Brasília”, o AFP Checamos localizou as imagens em publicações da imprensa (1, 2, 3) feitas em 10 de agosto de 2021.

Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um desfile militar em Brasília, junto aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O evento também foi transmitido na conta do ex-mandatário no Facebook.

Oficialmente, a cerimônia foi organizada com o objetivo de entregar um convite para que Bolsonaro participasse de um exercício militar anual. Porém, o desfile ocorreu no dia da votação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propunha a implementação do voto impresso, defendido pelo ex-presidente.

A PEC foi rejeitada no mesmo dia e tanto Bolsonaro quanto as Forças Armadas negaram que o evento tivesse relação com a discussão no Congresso.

Procurado pela AFP, o engenheiro e pesquisador de assuntos militares Expedito Carlos Stephani Bastos detalhou que o veículo visto nas imagens é o SK-105A2 Kürassier. O modelo foi fabricado pela Áustria a partir de 1970 e teve a produção encerrada em 1995. Em 2021, reportagens sobre o desfile (1, 2) também se referiram a esses veículos.

Reforço na fronteira em 2023

Em nota divulgada no último 8 de dezembro, o Exército informou sobre o envio de 16 viaturas blindadas multitarefa 4x4, conhecidas também como Guaicurus, para o 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade criada recentemente em Boa Vista.

Procurada pela AFP, a assessoria de imprensa do Exército informou que também está reforçando as tropas em Boa Vista e Pacaraima.

Os modelos, que serão deslocados das regiões Sul e Centro-Oeste, são de fabricação italiana e mais novos do que os vistos no vídeo viral, tendo sido comprados em 2019.

As imagens do blindados também foram divulgadas pela conta do Exército no Instagram:

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco