Vídeo de Bolsonaro sendo ovacionado não foi gravado em Buenos Aires, mas em Brasília em 2022

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 20:08
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou à Argentina no início de dezembro de 2023 para participar da posse do novo presidente do país, Javier Milei. Por conta disso, publicações visualizadas mais de 900 mil vezes desde o último 6 de dezembro apontam que um vídeo em que Bolsonaro é ovacionado em um auditório foi gravado em Buenos Aires. Contudo, a gravação foi feita em agosto de 2022 durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília, como confirmou à AFP a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), organizadora do evento.

“Maior lider político da América latina em buenos Aires”, diz o texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram. A mesma gravação é compartilhada no Facebook, no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter) com mensagens similares.

Image
Captura de tela feita em 11 de dezembro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

No vídeo que circula, Bolsonaro aparece caminhando para o centro de um palco enquanto é aplaudido de pé e cumprimenta algumas pessoas. Ao fundo da gravação é possível ouvir a plateia gritando “mito”, apelido adotado pelos apoiadores para se referir ao ex-presidente.

A gravação começou a ser compartilhada após Bolsonaro anunciar sua ida à Argentina para a posse do mandatário Javier Milei.

O argentino, que foi apoiado por Bolsonaro e sua família, convidou o ex-mandatário para o evento, depois de direcionar críticas ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após tensões entre os dois líderes, Lula também foi convidado para a posse, que aconteceu em 10 de dezembro de 2023, mas não compareceu.

A presença de Bolsonaro, por sua vez, foi amplamente comentada e celebrada por seus apoiadores nas redes sociais (1, 2).

Mas, ao contrário do que as peças de desinformação levam a crer, o vídeo viral não foi gravado em Buenos Aires, e sim no Encontro Nacional do Agro, realizado em Brasília em 2022.

Encontro Nacional do Agro em 2022

Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a uma notícia no site da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) publicada em 11 de agosto de 2022.

O texto dá detalhes sobre o Encontro Nacional do Agro, realizado pela CNA em 10 de agosto de 2022, e informa que Jair Bolsonaro, então presidente do Brasil, esteve presente e discursou na abertura do evento.

Nas imagens que ilustram o texto foi possível identificar os mesmos elementos do vídeo viral, como a roupa do então mandatário, o espaço e as autoridades presentes, dentre elas o presidente da CNA, João Martins:

Image
Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e a foto do encontro publicada no site da CNA ( .)

Outra busca, dessa vez pelas palavras-chave “Encontro Nacional do Agro 2022” e “Bolsonaro”, levou a uma pasta no Flickr oficial do Palácio do Planalto intitulada “10/08/2022 Abertura do Encontro Nacional do Agro”. Nesse arquivo, uma foto permite observar um momento do vídeo viral, sob o mesmo ângulo, confirmando se tratar desta ocasião:

Image
Comparação feita em 13 de dezembro de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e uma foto no Flickr oficial do Palácio do Planalto ( .)

Na transmissão ao vivo do evento feita pela CNA, é possível ver de outro ângulo o momento em que Bolsonaro entra no palco, seguido por João Martins, que se posiciona ao lado do ex-mandatário. Alguns elementos do vídeo viral, como o áudio, os gestos e a localização das autoridades também são observados na transmissão.

Em e-mail à equipe do AFP Checamos em 11 de dezembro de 2023, a assessoria da CNA confirmou que a gravação que circula foi feita no evento em 10 de agosto de 2022.

A presença de Bolsonaro no encontro repercutiu na imprensa, que também informou que ele foi recebido no palco com a plateia gritando “mito”, o que pode ser ouvido na sequência viral.

O ex-presidente também publicou um vídeo, em 10 de agosto de 2022, com um compilado de imagens do evento.

Essa alegação também foi verificada pela Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco