Foto de Bolsonaro em Maceió não foi feita durante estado de emergência em 2023; registro é de 2021

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 20:29
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 29 de novembro de 2023, a Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência devido ao risco de colapso de uma mina de exploração. Neste contexto, usuários compartilharam milhares de vezes nas redes sociais uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rodeado de pessoas, alegando que o registro foi feito em uma visita recente à capital alagoana. Mas a imagem data de 2021, quando o então mandatário participou de uma cerimônia de entrega de casas populares em Maceió.

“Presidente Jair Bolsonaro já está em Maceió para dar apoio a cidade que está afundando. Enquanto isso tem ‘líder’ passeando com a esposa em Dubai”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X (antes Twitter).

Image
Captura de tela feita em 6 de dezembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

A alegação circula no momento em que Maceió vive o risco iminente de colapso de uma mina de exploração de sal-gema controlada pela empresa Braskem. A situação fez com que o terreno de vários bairros afundasse, forçando a retirada da população local. No último dia 29 de novembro, o prefeito da capital do estado de Alagoas, João Henrique Caldas (PL), decretou estado de emergência.

Mas, ao contrário do que alegam as publicações virais, a imagem de Bolsonaro não foi feita durante uma visita motivada pelos problemas recentes na cidade.

Uma busca reversa pela foto levou a reportagens publicadas pela imprensa alagoana (1, 2) em 13 de maio de 2021 repercutindo a visita do então presidente Jair Bolsonaro a Maceió para participar de cerimônias oficiais.

As matérias são ilustradas pela mesma imagem viral, além de outras feitas na ocasião. Nas fotos, é possível ver que Bolsonaro está rodeado de pessoas que utilizam máscaras contra a covid-19, outro indício de que a imagem não é atual. Na época, os jornais locais ressaltaram o fato de Bolsonaro não estar usando o equipamento de proteção, que ainda era recomendado a fim de evitar a transmissão da doença.

Em 2021, ele foi recebido no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pelo prefeito da cidade, João Henrique Caldas, e pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL). Na visita, cumpriu três compromissos oficiais: a cerimônia de entrega de 500 casas populares, a inauguração de um viaduto e de um trecho do Canal do Sertão Alagoano.

Durante a passagem, Bolsonaro também recebeu uma placa de “cidadão maceioense”, título que não foi aprovado pela Câmara Municipal.

Não foi encontrado, no entanto, nenhum registro de que o ex-presidente tenha visitado Maceió após o alerta emitido pela Defesa Civil em 2023. Um dia após o decreto, em 30 de novembro, Bolsonaro esteve em Natal, no Rio Grande do Norte.

O conteúdo viral alega também que, enquanto Bolsonaro estaria prestando apoio a Maceió, Lula teria viajado a Dubai a passeio com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. Mas o petista viajou aos Emirados Árabes para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu em Dubai.

Em nota divulgada em 7 de dezembro de 2023, A Defesa Civil de Maceió informou que “permanece em ALERTA devido ao risco de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange” e recomendou que a “população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.”

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco