Foto de Bolsonaro em Maceió não foi feita durante estado de emergência em 2023; registro é de 2021
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 20:29
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente Jair Bolsonaro já está em Maceió para dar apoio a cidade que está afundando. Enquanto isso tem ‘líder’ passeando com a esposa em Dubai”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X (antes Twitter).
A alegação circula no momento em que Maceió vive o risco iminente de colapso de uma mina de exploração de sal-gema controlada pela empresa Braskem. A situação fez com que o terreno de vários bairros afundasse, forçando a retirada da população local. No último dia 29 de novembro, o prefeito da capital do estado de Alagoas, João Henrique Caldas (PL), decretou estado de emergência.
Mas, ao contrário do que alegam as publicações virais, a imagem de Bolsonaro não foi feita durante uma visita motivada pelos problemas recentes na cidade.
Uma busca reversa pela foto levou a reportagens publicadas pela imprensa alagoana (1, 2) em 13 de maio de 2021 repercutindo a visita do então presidente Jair Bolsonaro a Maceió para participar de cerimônias oficiais.
As matérias são ilustradas pela mesma imagem viral, além de outras feitas na ocasião. Nas fotos, é possível ver que Bolsonaro está rodeado de pessoas que utilizam máscaras contra a covid-19, outro indício de que a imagem não é atual. Na época, os jornais locais ressaltaram o fato de Bolsonaro não estar usando o equipamento de proteção, que ainda era recomendado a fim de evitar a transmissão da doença.
Em 2021, ele foi recebido no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pelo prefeito da cidade, João Henrique Caldas, e pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL). Na visita, cumpriu três compromissos oficiais: a cerimônia de entrega de 500 casas populares, a inauguração de um viaduto e de um trecho do Canal do Sertão Alagoano.
Durante a passagem, Bolsonaro também recebeu uma placa de “cidadão maceioense”, título que não foi aprovado pela Câmara Municipal.
Não foi encontrado, no entanto, nenhum registro de que o ex-presidente tenha visitado Maceió após o alerta emitido pela Defesa Civil em 2023. Um dia após o decreto, em 30 de novembro, Bolsonaro esteve em Natal, no Rio Grande do Norte.
O conteúdo viral alega também que, enquanto Bolsonaro estaria prestando apoio a Maceió, Lula teria viajado a Dubai a passeio com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. Mas o petista viajou aos Emirados Árabes para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorreu em Dubai.
Em nota divulgada em 7 de dezembro de 2023, A Defesa Civil de Maceió informou que “permanece em ALERTA devido ao risco de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange” e recomendou que a “população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.”
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
Referências
- Decreto de estado de emergência em Maceió
- Reportagens publicadas em 2021 pela imprensa local de Alagoas (1, 2)
- Bolsonaro em cerimônia de entrega de casas populares
- Cerimônia de inauguração de viaduto
- Inauguração do Canal do Sertão Alagoano
- Homenagem a Bolsonaro na Câmara de Alagoas
- Homenagem a Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
- Nota da Defesa Civil