Campanha de artistas que pedem para “ficar em casa” não tem relação com o 7 de setembro

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 6 de setembro de 2023 às 22:23
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo de uma campanha em que artistas pedem para que as pessoas “fiquem em casa” não tem relação com o feriado de 7 de setembro de 2023, como afirmam publicações visualizadas mais de 100 mil vezes desde 30 de agosto nas redes sociais. A gravação original é de março de 2020, quando personalidades se mobilizaram para incentivar o isolamento social durante a pandemia da covid-19.

“Neste 7 de Setembro, não há o que se comemorar, então, #fiqueemcasa #7desetembroficaemcasa … até os #artistas apoiam! Contra os #militares que trairam a #pátria @exercitooficial @fab_oficial @marmilbr , FIQUE EM CASA! Eles não merecem nosso apoio, em nada mais, trairas que são”, diz o texto em uma das publicações que circulam no X (antes Twitter), no Facebook e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 05 de setembro de 2023 de uma publicação no X (antes Twitter) ( .)

As mensagens compartilham um vídeo com artistas pedindo para que as pessoas fiquem em casa, sob uma moldura com as cores da bandeira do Brasil e um texto sobreposto com frases como: “Campanha Nacional”, “ 7 de setembro” e “Eu não vou.”

Porém, a sequência não é atual e nem foi realizada para o próximo 7 de setembro.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a uma publicação que compartilhava trechos da mesma sequência em 27 de abril de 2020.

Uma nova busca por palavras-chave com o nome de algumas das personalidades que aparecem no vídeo levou à mesma sequência publicada no perfil do cantor Caetano Veloso no Facebook, em 29 de março de 2020. Na descrição, ele informa que reposta o vídeo original do apresentador Serginho Groisman, da Rede Globo.

Segundo o apresentador, em uma publicação realizada no mesmo dia sobre a importância de seguir as medidas de isolamento social para “combater o coronavírus”, o vídeo com a recomendação das personalidades para “ficar em casa” seria algo preparado para seus seguidores, que ele publicaria a partir das 18h em sua conta no Instagram.

A campanha fez parte de um movimento de artistas em defesa do isolamento social e da política de lockdown durante a pandemia da covid-19 (1, 2).

Também em março de 2020, iniciativas semelhantes foram divulgadas por portais jornalísticos, como no caso do movimento #IStayHomeFor, impulsionado pela atriz Emma Watson no Instagram e incorporado ao Brasil por artistas que expressavam por quem estavam ficando em casa.

Mobilização para o 7 de setembro

Nas redes sociais, grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mobilizam (1, 2) desde pelo menos 12 de agosto de 2023 com pedidos para que as pessoas fiquem em casa no feriado da Independência do Brasil. A campanha tem recebido apoio de deputados federais.

Segundo as publicações, a razão seria a ausência de motivos para comemorações por conta da derrota nas eleições presidenciais em 2022 e a decepção que alguns manifestam com as forças militares do país.

Durante o governo Bolsonaro, o feriado da Independência foi uma data marcada por celebrações por parte de seus apoiadores, que reuniram milhares de pessoas.

Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco