Vídeo de pessoas armadas em carros é, na verdade, dos bastidores de um clipe gravado em 2020

  • Publicado em 23 de agosto de 2023 às 23:01
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um registro dos bastidores da gravação de um clipe atraiu mais de 500 mil visualizações nas redes sociais desde julho de 2023. A sequência, que mostra pessoas armadas passeando de carro, foi associada ao decreto do governo Lula que limita o uso de armamento para civis. Mas o clipe foi filmado em 2020 na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e autoridades policiais informaram na época que as armas utilizadas eram simulacros.

“Cadê o Flavio Dino para desarmar essa galera?”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook e no Instagram. Na sequência, é possível ver carros passando com homens armados, enquanto outras pessoas gritam “tropa do jacaré”.

As publicações associam o vídeo ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que apresentou no final de julho, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um decreto que restringe o acesso a armas e munições para civis.

Image
Captura de tela feita em 22 de agosto de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

As mesmas imagens também foram compartilhadas em publicações de 2021 (1, 2) associadas ao crime organizado.

Contudo, a sequência mostra os bastidores da filmagem de um clipe.

Gravação de um clipe

Por meio de uma busca reversa, o AFP Checamos localizou uma notícia publicada em 22 de julho de 2020 pelo g1 sobre o vídeo viral. Segundo a matéria, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que se tratava da gravação de um clipe do MC Cinquenta, realizada em 21 de julho daquele ano na Favela do Jacarezinho.

O clipe da música “Caminhos Perdidos”, dos MCs Cinquenta, Vitinho e Chris Beats Zn, foi lançado em 4 março de 2021 no canal do coletivo musical SoundCrime. O vídeo contém a cena em que homens aparentemente armados passeiam de carro e trechos de matérias da imprensa que repercutiram a sequência viral.

Imagens dos bastidores do clipe também foram compartilhadas nas redes sociais do diretor Brenald Carvalho. Em uma das publicações, é possível ver a filmagem da sequência sob outro ângulo.

Inquérito policial

Ao g1, a Polícia Civil disse que as armas eram simulacros e que recolheu o material gravado e depoimentos de pessoas envolvidas nas filmagens. Na época, foi aberto também um inquérito para averiguar possíveis crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que menores de idade estavam no local da gravação.

Os MCs Cinquenta e Vitinho conversaram com o programa Fala Brasil, da TV Record, em 31 de julho de 2020 sobre as investigações. A matéria afirma que as armas apreendidas eram réplicas e os MCs reiteraram que os armamentos eram simulacros.

Em outros clipes publicados pelo SoundCrime antes da repercussão, é possível ver um aviso informando que o armamento usado nos vídeos não é real (1, 2, 3).

Image
Captura de tela feita em 22 de agosto de 2023 de um vídeo no YouTube ( .)

Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro comunicou que o inquérito ainda está em aberto: “Diligências estão em andamento para apurar crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que as imagens, relacionadas a violência e drogas, foram filmadas na presença de menores de idade. O Ministério Público acompanha as investigações”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco