Presidente do Paraguai se encontrou, sim, com Lula no Brasil

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de agosto de 2023 às 17:17
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No final de julho de 2023, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil. Porém, publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 14 de agosto alegam que Peña ignorou Lula e se encontrou apenas com Tarcísio. O encontro entre Lula e Peña foi registrado pela imprensa e em postagens dos mandatários. Antes disso, os dois já haviam se reunido em maio de 2023, também no Brasil.

“Presidente eleito do Paraguai em vez de vir ver o Lula vem ver o Governador de São Paulo”, diz a legenda de um vídeo que circula no Telegram, no Kwai, no TikTok, no X (antes Twitter) e no Facebook.

Na sequência, o governador Tarcísio de Freitas se encontra com Santiago Peña, que tomou posse como presidente do Paraguai no último dia 15 de agosto.

Image
Captura de tela feita em 17 de agosto de 2023 de uma publicação no X (antes Twitter) ( .)

No vídeo, é possível ver a marca d’água do perfil oficial de Tarcísio no TikTok. A sequência foi localizada em uma publicação de 26 de julho, em que o governador descreve como foi o encontro com Santiago Peña, na época presidente eleito.

Mas, ao contrário do que alegam as publicações virais, Lula também se reuniu com Peña na mesma visita.

Conforme mostram registros da imprensa e publicações de Lula e Peña nas redes sociais, os dois mandatários se encontraram no Palácio da Alvorada em 28 de julho, onde conversaram sobre a usina hidrelétrica de Itaipu e sobre o Mercosul.

Os dois já haviam se reunido anteriormente, em 16 de maio deste ano, durante a primeira viagem de Peña ao Brasil após as eleições paraguaias.

O presidente Lula ainda compareceu à posse presidencial de Peña no Paraguai.

Conteúdo semelhante também foi verificado pelo Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco