Vídeo de pessoas cantando não mostra um “levante da direita” mundial, e sim campanha ambientalista
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de agosto de 2023 às 20:27
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ESSA MÚSICA TÁ SENDO CANTADA NO MUNDO INTEIRO.UM VERDADEIRO LEVANTE DA DIREITA INTERNACIONAL! (...) O PLANETA ACORDOU,E PERECEU O MAL QUE A ESQUERDA FAZ NAS VIDAS DOS SERES HUMANOS”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X (antes Twitter).
Na sequência, vê-se uma multidão sendo regida por um maestro enquanto canta uma paródia da música “Bella Ciao”. Em tradução livre do inglês, a letra da canção diz que é preciso “abrir os olhos”, “construir um futuro melhor”, que o “planeta [Terra] tem um problema” e que “tudo isso” deve ser resolvido e feito “agora”.
No entanto, ao contrário do que afirmam usuários nas redes sociais, as pessoas que aparecem no vídeo não estão participando de um “levante da direita internacional”: trata-se de uma campanha ambientalista.
Uma busca reversa por capturas de tela usando a ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma no YouTube publicada em 15 de outubro de 2012 intitulada “Clip Sing for the Climate”.
O vídeo faz parte do projeto “Sing for the Climate” — Cante pelo clima, em tradução livre do inglês.
Segundo o site da campanha, a ação reuniu mais de 300 mil pessoas para cantar a música “Do it Now” — Faça isso agora, em tradução livre do inglês. O clipe foi um manifesto para que as autoridades governamentais tomassem atitudes mais efetivas sobre as mudanças climáticas.
À época, a ação foi reportada por um veículo especializado em meio ambiente.