Vídeo de fila de caminhões em Barra Mansa é de 2022, e não após alta nos combustíveis em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de agosto de 2023 às 18:58
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a Petrobras anunciar um aumento no preço dos combustíveis, incluindo o diesel, em 15 de agosto de 2023, usuários compartilharam mais de 900 vezes um vídeo de uma fila de caminhões em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Segundo as publicações, o motivo seria a “falta de óleo diesel” causada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas a sequência em questão foi publicada em 31 de outubro de 2022, data em que caminhoneiros realizaram um protesto pela vitória do petista em Barra Mansa. Em 16 de agosto, dados de trânsito em tempo real não mostravam obstrução no trecho do vídeo.

“Fila de caminhão assusta o povo brasileiro devido a falta de óleo diesel. Após o Desgoverno do Ex-Presidiário colocado no poder pelo TSE interferir na política de preços da petrobras”, diz uma das publicações difundidas em 16 de agosto no X (antes Twitter). O conteúdo circula também no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 16 de agosto de 2023 de uma publicação no X (antes Twitter) ( .)

Em 15 de agosto de 2023, um dia antes da publicação viral, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,41 no preço da gasolina e R$ 0,78 no preço do diesel. Foi a primeira vez que a empresa anunciou um aumento desde a mudança de sua política de preços, em maio de 2023. Até então, os valores eram atrelados às cotações internacionais.

O vídeo mostra uma série de caminhões parados em um trecho de estrada, com uma voz ao fundo que diz: “Aí, ó… Faz o ‘L’ agora (...) Tô aqui em Barra Mansa, tudo parado”.

A sequência viral, porém, não tem relação com essa mudança.

O vídeo traz a logomarca da rede social Kwai e o nome de usuário “@Amarok Amarok Sergio And”. Uma busca no perfil desse usuário localizou a gravação, publicada em 31 de outubro de 2022.

Nessa mesma data, foram registrados em Barra Mansa protestos de caminhoneiros contra o resultado das eleições presidenciais de 2022, que deram a vitória a Lula. A manifestação interditou trechos da Rodovia Presidente Dutra na região.

Usando o Google Maps, foi possível localizar o trecho em que a sequência foi filmada, como mostrado na comparação abaixo:

Image
Comparação feita em 16 de agosto de 2023 entre uma captura de tela do Google Maps (E) e uma das publicações virais ( .)

A partir da localização do trecho, foi possível observar os dados de trânsito em tempo real, também disponibilizados pelo Maps. Não havia qualquer indicação de obstrução quando o AFP Checamos consultou as informações, em 16 de agosto de 2023:

Image
Captura de tela feita em 16 de agosto de 2023 com informações de trânsito em tempo real no trecho visto nas publicações virais ( .)

O site da concessionária CCR RioSP, que opera a rodovia, tampouco mostrava alertas para a região quando consultado pelo AFP Checamos:

Image
Captura de tela feita em 16 de agosto de 2023 no site da concessionária CCR RioSP ( .)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco