Sequência não mostra militares cantando contra o STF durante treinamento; áudio foi editado

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 20 de julho de 2023 às 19:08
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação de militares correndo enquanto supostamente gritam que o Supremo Tribunal Federal é “comunista” é uma montagem. O vídeo, compartilhado mais de 1,8 mil vezes desde outubro de 2022, voltou a circular em julho de 2023. Mas o áudio é de uma manifestação de 2020, em Brasília, e as imagens de um exercício da Polícia Militar de Pernambuco, sem relação entre si. Na gravação original, os militares não fazem qualquer menção ao STF.

“Jaboatão dos Guararapes, berço do EB, seus patriotas já botando as garras pra fora, contra o sistema COMUNISTA e criminosos do nosso Brasil”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter.

O conteúdo circula também no Facebook, no Linkedin, no Kwai e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 19 de julho de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

O conteúdo circula após denúncias de ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e seu filho na Itália, em 14 de julho de 2023.

O vídeo viral mostra pessoas correndo uniformizadas, enquanto parecem entoar críticas à corte, com frases como: “O supremo comunista quis me censurar e mandou o de moraes a minha casa perturbar”.

Mas uma pesquisa no Google com palavras-chave do trecho indicou que o áudio foi retirado de outro vídeo.

A busca trouxe como resultado um vídeo publicado em 3 de junho de 2020, no Facebook, que mostra uma manifestação em Brasília em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O áudio é o mesmo usado no vídeo viral. Nessa sequência, os manifestantes que gritam contra o STF não estão vestidos como militares, e sim como civis.

Em 31 de maio daquele ano, foram registradas manifestações de apoiadores de Bolsonaro em Brasília, nais quais criticavam o STF.

Já uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral identificou a mesma gravação publicada no YouTube em agosto de 2019, com o título: “TFM [Treinamento Físico Militar] do CFHP PMPE 2019 vibrando”.

CFHP significa Curso de Formação e Habilitação de Praças, como diz a descrição do vídeo: “Curso de Formação e Habilitação de Praças, PMPE. Bairro de Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Vídeo de autor desconhecido”. PMPE significa Polícia Militar de Pernambuco.

Na sequência original, os militares em treinamento não cantam uma música contra o STF, e sim um canto militar conhecido como “Espíritos da Guerra”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco