Vídeo mostra Lula assinando Livro de Ouro Capitolino, e não acordo econômico na Itália

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 28 de junho de 2023 às 21:02
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina o Livro de Ouro em Roma foi compartilhada milhares de vezes desde 23 de junho de 2023 com a alegação de que o mandatário estaria selando um acordo que prevê a vinda de cinco empresas italianas para o Brasil. Mas o livro é, na verdade, um documento de registro de visitantes especiais. Durante sua passagem pela Itália, o mandatário apenas discutiu as negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

“Lula assina acordo bilionário na Italia. 5 novas empresas italianas vão vim para o Brasil gerando 25 mil novos empregos”, diz a legenda de um vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Kwai, no YouTube e no TikTok.

A publicação começou a circular depois da viagem do presidente Lula à Itália, onde o mandatário se reuniu com autoridades locais. Na sequência que circula nas redes sociais, Lula aparece assinando um documento ao lado do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, com quem se encontrou no último dia 21 de junho.

Image
Captura de tela feita em 27 de junho de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

Contudo, o vídeo viral não mostra Lula firmando um acordo.

O AFP Checamos localizou a sequência original por meio de uma busca com os termos “Lula”, “assina” e “Roma” no perfil do Governo do Brasil no Twitter. Na verdade, o mandatário estava assinando o Livro de Ouro.

O momento também foi divulgado no site da Prefeitura de Roma. Na legenda da foto lê-se: “O prefeito e o presidente Lula no Salão das Bandeiras para a assinatura do ‘Livro de Ouro Capitolino’".

Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Roma informou que o livro é “apenas um registro de visitantes especiais” e que Lula e Gualtieri não firmaram nenhum acordo.

No site da prefeitura de Roma, há registros de outras autoridades assinando o documento, como o presidente do Iraque, Abdul Latif Rashid, a família real dos Países Baixos, o papa Francisco e o patriarca copta ortodoxo de Alexandria, Tawadros II.

Não é a primeira vez que Lula assina um livro de ouro em visita a outros países. Em seu primeiro mandato, o presidente assinou os livros da Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal, e do Parlamento regional do Principado das Astúrias, na Espanha.

O AFP Checamos não encontrou registros na imprensa ou no site do governo de algum acordo fechado por Lula em sua última viagem à Itália. O mandatário apenas discutiu a negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores confirmou que o presidente não assinou nenhum tratado na Itália e que o livro é apenas um documento da prefeitura de Roma.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco