Vídeo de viatura roubada após jogo do Santos circula desde 2017

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 26 de junho de 2023 às 15:19
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 21 de junho de 2023, uma partida entre Santos e Corinthians precisou ser encerrada antes do previsto após o lançamento de bombas e sinalizadores no gramado. Desde então, o vídeo de uma viatura policial supostamente sendo roubada por um torcedor do Santos foi compartilhado mais de 5,6 mil vezes nas redes sociais como se tivesse ocorrido no contexto dessa partida. Mas a gravação circula desde 2017 e a Polícia Militar do Estado de São Paulo informou ao AFP Checamos que nenhum veículo foi furtado no último dia 21 de junho.

“A torcida do Santos roubou uma viatura da PM!”, diz uma das publicações no Twitter que difundiram a gravação em 21 de junho. O conteúdo circula também no TikTok, no Kwai, no YouTube e no Facebook, onde alguns usuários alegaram, ainda, que o roubo teria ocorrido “após derrota do Santos para o Corinthians”.

Image
Captura de tela feira em 23 de junho de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

A sequência, de cerca de 20 segundos, mostra policiais correndo em direção a uma viatura que estaria sendo roubada. Ela foi difundida também em alguns portais (1, 2).

As publicações circulam após o jogo entre Santos e Corinthians pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, que precisou ser encerrado antes dos 90 minutos por questões de segurança, já que a torcida santista começou a arremessar bombas e sinalizadores em campo.

Uma pesquisa no Twitter pelos termos “viatura” e “roubam”, filtrando por vídeos, localizou o mesmo trecho um uma publicação de 24 de fevereiro de 2019, acompanhada da mensagem: “Torcedores do Santos roubam viatura, em 2017”.

Uma pesquisa no Google pelos termos “Santos” e “viatura” no Google, filtrando apenas por resultados de 2017, levou a um vídeo mais longo publicado em 22 de setembro daquele ano e que contém o trecho viral.

A mesma busca também levou a uma reportagem do telejornal SP no Ar, publicada em 21 de setembro de 2017 no YouTube, a respeito de um confronto entre torcedores do Santos e policiais.

“Após a derrota por 1 a 0 do Santos para o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira (20) e a consequente eliminação nas quartas de final da Taça Libertadores, os torcedores iniciaram um protesto e a Vila Belmiro virou palco de confusão”, diz a legenda do vídeo.

Procurada, a seção de Comunicação Social do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) informou por e-mail ao AFP Checamos que “na quarta-feira, 21 de junho de 2023, não tivemos furto de viaturas”.

“Próximo ao final da partida, alguns torcedores ficaram descontentes com o resultado do jogo e iniciaram atos de vandalismo contra as instalações e violência contra jogadores (...) sendo todos os atos contidos e repelidos pelo policiamento”, acrescentou a nota.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco