
Vídeo de viatura roubada após jogo do Santos circula desde 2017
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 26 de junho de 2023 às 15:19
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A torcida do Santos roubou uma viatura da PM!”, diz uma das publicações no Twitter que difundiram a gravação em 21 de junho. O conteúdo circula também no TikTok, no Kwai, no YouTube e no Facebook, onde alguns usuários alegaram, ainda, que o roubo teria ocorrido “após derrota do Santos para o Corinthians”.

A sequência, de cerca de 20 segundos, mostra policiais correndo em direção a uma viatura que estaria sendo roubada. Ela foi difundida também em alguns portais (1, 2).
As publicações circulam após o jogo entre Santos e Corinthians pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, que precisou ser encerrado antes dos 90 minutos por questões de segurança, já que a torcida santista começou a arremessar bombas e sinalizadores em campo.
Uma pesquisa no Twitter pelos termos “viatura” e “roubam”, filtrando por vídeos, localizou o mesmo trecho um uma publicação de 24 de fevereiro de 2019, acompanhada da mensagem: “Torcedores do Santos roubam viatura, em 2017”.
Uma pesquisa no Google pelos termos “Santos” e “viatura” no Google, filtrando apenas por resultados de 2017, levou a um vídeo mais longo publicado em 22 de setembro daquele ano e que contém o trecho viral.
A mesma busca também levou a uma reportagem do telejornal SP no Ar, publicada em 21 de setembro de 2017 no YouTube, a respeito de um confronto entre torcedores do Santos e policiais.
“Após a derrota por 1 a 0 do Santos para o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira (20) e a consequente eliminação nas quartas de final da Taça Libertadores, os torcedores iniciaram um protesto e a Vila Belmiro virou palco de confusão”, diz a legenda do vídeo.
Procurada, a seção de Comunicação Social do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) informou por e-mail ao AFP Checamos que “na quarta-feira, 21 de junho de 2023, não tivemos furto de viaturas”.
“Próximo ao final da partida, alguns torcedores ficaram descontentes com o resultado do jogo e iniciaram atos de vandalismo contra as instalações e violência contra jogadores (...) sendo todos os atos contidos e repelidos pelo policiamento”, acrescentou a nota.
Referências
- Matéria do UOL sobre o jogo entre Santos e Corinthians em 21/06/2023
- Vídeo publicado no Twitter que indica que a gravação é de 2017
- Publicação de 22/09/2017 contendo o trecho viralizado
- Reportagem de 21/09/2017 sobre confronto com policiais na Vila Belmiro
- Matéria de 20/09/2017 sobre a partida entre Santos e Barcelona de Guayaquil