
O sexo não foi declarado um “esporte oficial” na Suécia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de junho de 2023 às 22:00
- 2 minutos de leitura
- Por Tendai DUBE, AFP África do Sul, AFP Finlândia, AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“OFICIAL: A Suécia declara oficialmente o sexo como um esporte”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Instagram.
A alegação circula também em outros idiomas como espanhol, inglês e bengali.

A afirmação surgiu a partir do grupo chamado Federação Sueca para o Sexo (FSS), fundado em 2016, que se descreve como “a única organização no mundo que pratica sexo como esporte”.
No site da entidade, afirma-se que é "a primeira a organizar Campeonatos Mundiais de Sexo".
Segundo reportagens locais (1, 2), Dragan Bratic, proprietário de um clube adulto na Suécia, fez parceria com a FSS para se candidatar a ingressar na Confederação Nacional de Esportes (Riksidrottsförbundet - RF), órgão que reúne as associações esportivas do país.
Em 26 de abril de 2023, a RF divulgou um comunicado confirmando o pedido do FSS, mas observando que a inscrição estava incompleta e, portanto, ela foi rejeitada "sem ser examinada".
"Como o requerimento estava incompleto, a associação solicitante foi intimada a completar o requerimento e assim sanar as faltas", disse.
As alegações se tornaram virais dias antes de um evento chamado “European Sex Championships”, organizado pela FSS e programado para começar em 8 de junho de 2023.
No entanto, a organização responsável anunciou no Twitter que o evento seria adiado um dia devido a "problemas técnicos" com "hackers".
O concurso estava ocorrendo em 11 de junho, de acordo com tuítes pedindo votos para os concorrentes.
Rejeitado por unanimidade
Em 19 de janeiro de 2023, o presidente da RF, Björn Eriksson, declarou à estação de televisão sueca TV4 que o órgão esportivo recebeu o pedido do FSS para conseguir o status, mas que seria rejeitado por unanimidade.
“Só espero que esse absurdo desapareça”, acrescentou Eriksson.
Meses depois, a posição da RF é mantida.
"Agora, a desinformação está circulando em alguns meios de comunicação internacionais sobre a Suécia e os esportes suecos, o que é veementemente negado", disse à AFP Cecilia Lunell, gerente de política de interesses da RF.
"A Confederação Sueca de Esportes notou que em alguns meios de comunicação internacionais está circulando a notícia de que a federação de sexo se tornou membro da Confederação Sueca de Esportes", acrescentou.
“Esta é uma informação falsa destinada a difamar o esporte sueco e a Suécia. Não há nenhuma federação de sexo que faça parte da Confederação Sueca de Esportes", reiterou.