Foto de líderes do G7 reunidos sem Lula não é prova de que brasileiro não esteve no evento

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 24 de maio de 2023 às 22:51
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma foto dos líderes dos países-membros do G7 — grupo das sete nações mais ricas do mundo — junto com integrantes da União Europeia não prova que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esteve presente na cúpula realizada em maio de 2023 no Japão. Diferentemente do que alegam postagens compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais desde o último dia 19, Lula foi um dos mandatários convidados para participar das reuniões, assim como governantes de outros países que também não integram o grupo.

“Reunião do G7. Encontre o Lula e a Janja na foto!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no TikTok.

Na foto viral, vê-se, da esquerda para a direita, dirigentes dos Estados Unidos, da Alemanha, do Reino Unido, da União Europeia, da Itália, do Canadá, da França e do Japão.

Image
Captura de tela feita em 23 de maio de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A imagem difundida nas redes foi tirada no dia 19 de maio de 2023 na “reunião 1 (almoço de negócios)” da Cúpula do G7 que tinha como tema a economia global. Mas a ausência de Lula nessa imagem não indica nada de incomum.

O Grupo dos Sete representa as economias mais avançadas do planeta e é composto por Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e Reino Unido. Periodicamente, os países-membros se reúnem para debater questões relacionadas à economia política e convidam outras nações para participar do encontro.

O fórum de 2023 ocorreu na cidade japonesa de Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio. O Brasil foi um dos países convidados, junto com Austrália, Comores, Coreia do Sul, Ilhas Cook, Índia, Indonésia e Vietnã, cujos líderes tampouco aparecem na imagem viralizada.

Durante os dias de evento, reuniões multilaterais e bilaterais (1, 2) ocorrem sem que, necessariamente, todos os participantes estejam envolvidos.

A participação do mandatário brasileiro foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação (1, 2), incluindo a AFP.

Segundo a agenda presidencial, nos dias 19, 20 e 21 de maio, Lula teve 11 encontros bilaterais, participou de suas sessões de trabalho e apareceu, também, nas fotos oficiais do evento ao lado de outros líderes mundiais.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco