Usuários tiram pesquisa de contexto e generalizam consulta a pessoas do mercado financeiro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 12 de maio de 2023 às 16:49
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Em postagens no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Telegram, no TikTok e no YouTube, usuários baseiam-se em um trecho do programa “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan News.
Nele, a apresentadora Adriana Reid lê os dados de uma pesquisa de avaliação do governo Lula realizada pela consultoria Quaest e pela plataforma Genial Investimentos.
As publicações dão a entender que a pesquisa indica uma desaprovação do governo por 86% dos brasileiros, contudo, o questionário foi respondido apenas por pessoas do mercado financeiro.
A pesquisa
O conteúdo viral foi retirado do programa Jornal da Manhã, exibido em 10 de maio de 2023. Na sequência não é explicado o público-alvo da questionário, o único indicativo aparece na tarja, onde lê-se “mercado critica presidente”.
De acordo com o relatório de divulgação da pesquisa, foram feitas “92 entrevistas com fundos de investimentos com sede em SP e no RJ”, entre elas gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.
Os dados também foram divulgados por outros veículos da imprensa (1, 2).
Alguns usuários também compararam os dados com os de outro questionário, realizado pelo Ipec em abril, que mostra que o governo Lula tem uma aprovação de 39%. Porém, a pesquisa do Ipec é mais abrangente, tendo entrevistado 2 mil pessoas em 128 municípios brasileiros, e tratava da avaliação do governo pela população em geral.