Video de Biden andando após receber presentes de time de futebol americano foi tirado de contexto
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de maio de 2023 às 00:44
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Nahiara S. ALONSO
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente dos Estados Unidos. Seria premiado com camisa, bola e capacete do time campeão. Pegou a camisa e meteu o pé numa cena constrangedora. O mundo parece um grande filme de comédia”, dizem publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Telegram e no TikTok.
Conteúdo similar circula em idiomas como espanhol, inglês, alemão e sérvio.
O vídeo foi gravado em 28 de abril de 2023 em uma visita à Casa Branca dos Air Force Falcons, o time de futebol americano da Academia das Forças Armadas dos Estados Unidos. Durante o evento, Biden lhes entregou um troféu por terem ganhado da Academia Militar e da Academia Naval dos EUA em 2022.
Vídeo cortado
O vídeo viral mostra Biden com uma camisa do time de futebol americano em suas mãos se retirando do recinto sem se pronunciar. Assim, a impressão é de que o presidente norte-americano ignorou os outros presentes entregues por dois representantes dos Air Force Falcons.
No entanto, o vídeo completo do evento da Casa Branca e da rede C-SPAN mostra Biden segurando uma bola de futebol e um capacete. Depois, Biden agradece a equipe e finge jogar a bola antes de devolver os objetos aos capitães do time e caminhar com a camisa.
A transcrição oficial da Casa Branca descreve que Biden foi “presenteado com uma camisa do Air Force Falcons, uma bola de futebol e um capacete”.
Troy Garnhart, diretor associado de comunicações do time, enviou à AFP um tuíte publicado em 28 de abril com fotos da visita à Casa Branca, e explicou em um email, em 2 de maio: “[A publicação] mostra claramente a troca de presentes com nossos capitães e o presidente”. Biden compartilhou o tuíte.
Thanks for having us, @POTUSpic.twitter.com/wQHlmhn3PL
— Air Force Football (@AF_Football) April 28, 2023
A AFP também registrou o evento.
Não é a primeira vez que Biden é questionado quanto à sua idade e sua aptidão ao cargo. A AFP já verificou afirmações a respeito em outras ocasiões, como quando visitou a Polônia, em fevereiro de 2023.