Vídeo de protesto em Brasília em 2020 é associado à volta de Bolsonaro para o Brasil em 2023
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 31 de março de 2023 às 22:36
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Chegada do nosso presidente”, diz um dos vídeos compartilhados no Facebook. As imagens circulam também no Twitter, no TikTok e no Helo.
O conteúdo circula no contexto da volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (2019-2022) ao Brasil em 30 de março de 2023, após um período de três meses nos Estados Unidos logo depois de deixar a Presidência.
No vídeo, é possível ver diversos carros em uma avenida próxima à Praça dos Três Poderes, em Brasília. A sequência também traz o símbolo da rede social Kwai junto ao nome de usuário “@gilmar.mota”.
Uma busca no perfil do usuário da plataforma mostrou que o conteúdo foi publicado em novembro de 2022.
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid We Verify* trouxe como resultado a mesma sequência publicada em 6 de setembro de 2021 no Twitter. Entretanto, pelos comentários, usuários à época sinalizaram que o vídeo seria ainda mais antigo.
Uma nova pesquisa por outro trecho do vídeo, então, levou a uma publicação no Twitter de 3 de maio de 2020, que continha uma das imagens vistas na gravação viral.
Nessa data, apoiadores do então presidente se reuniram na capital para um protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e também às medidas de isolamento social impostas à época para conter a pandemia de covid-19.
Uma nova pesquisa no Google pelas palavras-chave “bolsonaro brasília”, filtrando os resultados para aqueles publicados entre 3 e 4 de maio de 2020, trouxe como resultado a mesma sequência publicada pelo veículo Poder 360, ao final de uma matéria intitulada: “Veja fotos da manifestação pró-Bolsonaro realizada em Brasília nesta tarde”.
O conteúdo também foi publicado no canal do YouTube do veículo. “Uma carreata foi realizada neste domingo (3.mai.2020) em Brasília por manifestantes pró-Bolsonaro. Aos gritos de ‘fora, Maia’, em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os manifestantes também bradam palavras de ordem contra o STF (Supremo Tribunal Federal)”, diz a legenda da publicação.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
Referências:
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
