É montagem vídeo em que Lula diz que irá criar uma “poderosa indústria de mentiras”
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de março de 2023 às 21:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Como que fica, quando o próprio diz que, vai criar a indústria da mentira! Meus amigos petistas, gostariam de comentar algo?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no TikTok.
No vídeo viral, a apresentadora da CNN Brasil Daniela Lima pergunta ao mandatário o porquê de não haver chances de o ex-presidente Jair Bolsonaro voltar a se eleger. Em resposta, Lula parece dizer: “Porque eu acho que a sociedade brasileira vai ser, nesses próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é mentira. E porque a sociedade vai perceber que nós vamos fazer, em quatro anos, a mais poderosa indústria de mentiras que eu já vi na vida”.
Contudo, as falas de Lula durante a entrevista foram cortadas e reorganizadas para alterar seu sentido na sequência viral.
Por meio de uma busca pelas palavras-chave “Entrevista”, “Lula” e “CNN” no Google chegou-se à gravação original, publicada no canal da emissora no YouTube em 16 de fevereiro de 2023.
No minuto 52:50 da entrevista, a jornalista Daniela Lima pergunta a opinião de Lula sobre a foto em que Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, tirou ao lado de Eduardo Pazuello (PL), ex-ministro da Saúde de Bolsonaro e atual deputado federal.
Ao longo da resposta, o mandatário afirmou que nos últimos anos houve uma “negação da política” no Brasil e que Bolsonaro seria uma consequência deste fato. Ele diz, então, que o ex-presidente construiu “a mais poderosa indústria de mentiras” que ele já havia visto na vida — um dos trechos utilizados no vídeo viral.
O outro fragmento que compõe a gravação foi retirado da pergunta seguinte de Daniela Lima. Desta vez, ela o questiona sobre Bolsonaro ter chances ou não de se eleger novamente.
O atual presidente respondeu: “A sociedade brasileira vai ser, nesses próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é verdade, e não naquilo que é mentira. E porque a sociedade vai perceber que nós vamos fazer, em quatro anos, o dobro do que ele fez”.
Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.