Vídeo que mostra saque a caminhão de carne foi gravado em 2019, antes da candidatura de Lula

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 18:56
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação de um caminhão de carne sendo saqueado não foi feita em 2023. Postagens que vinculam as imagens ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse em 1º de janeiro de 2023, somam mais de 300 mil visualizações nas redes sociais desde o último dia 26 de fevereiro. Mas o vídeo foi gravado no Rio de Janeiro em outubro de 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) ocupava a Presidência do país.

“Quando o presidente não dá o exemplo… #FazoL”, diz a legenda de uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) no Instagram.

Usuários também compartilharam a alegação no Facebook, no TikTok e no Twitter.

Image
Captura de tela feita em 27 de fevereiro de 2019 de uma publicação no Instagram ( .)

No vídeo, pessoas são vistas pegando pedaços de carne de um caminhão frigorífico aberto. No entanto, ao contrário do que sugere o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o registro não foi feito em 2023, após a posse de Lula como chefe de Estado.

Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google levou ao mesmo vídeo, publicado em 21 de outubro de 2019 no site do R7.

De acordo com a notícia, as imagens mostram um saque a um caminhão frigorífico em 20 de outubro de 2019 em uma feira de rua em Acari, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. As imagens, segundo a reportagem, foram feitas por moradores da região.

Outros veículos de mídia noticiaram o caso (1, 2), que, na época, também repercutiu nas redes sociais (1, 2).

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco